quinta-feira, 24 de maio de 2012

Primeiro dia do Educom traz apresentações de trabalhos de congressistas

A tarde do primeiro dia do Educom foi dividida em Grupos de Trabalho (GTs): Trabalhos científicos e Relatos de Experiências. Os dois momentos aconteceram ao mesmo tempo em prédios diferentes da UFSM. No 74, foram realizadas as mostras de trabalhos científicos, apresentados por pesquisadores, professores e acadêmicos que investigam a área de educomunicação. Já no auditório H, foram mostrados os Relatos de experiências, trabalhos práticos realizados por professores e alunos em ambientes escolares. Variadas abordagens sobre a educomunicação nortearam as discussões dos dois grupos, sendo debatidos assuntos como como metodologias de ensino, uso de tecnologias, atividades em diferentes mídias, aprendizado interdisciplinar. Nas salas, os participantes tiveram espaço de debates, com a possibilidade de o público interagir com os inscritos que expuseram seus trabalhos.
A tarde do primeiro dia de Educom marcou as apresentações dos GTs.
A professora Noeli Rodrigues, da Escola Érico Veríssimo, foi uma das apresentadoras no GT de Relatos de experiências. Segundo ela, o trabalho de inserir práticas de educomunicação na agenda escolar não é uma tarefa fácil, porém percebe que os obstáculos valem a pena, devido ao grande interesse dos estudantes nas atividades participativas. “Os alunos são muito interessados em aprender, tudo para eles é novidade. Em eventos como esse, a gente descobre que as outras escolas também têm dificuldades, mas não desistem”, explica a professora.
No intervalo, foi realizado um coffe break no hall do auditório Flávio Miguel Schneider, local das atividades centrais do evento (mesas temáticas e conferência). Durante o momento de integração entre os participantes do evento, a professora Maribel Dal Bem divulgou e autografou dois livros que lançou durante a Feira do Livro 2012 de Santa Maria. Um deles, chamado “Perguntas e Respostas de Jovens para Jovens”, foi escrito em parceria com 110 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Cilon Rosa no início deste ano. O outro livro é de autoria apenas da professora, chamado “Prazer em Aprender”. A proposta de Maribel foi escrever um livro para facilitar o aprendizado em língua portuguesa, através de atividades lúdicas e recreativas sobre as reformas ortográficas.
A professora Maribel convidou os participantes para o lançamento do livro no intervalo.
O primeiro dia de atividades do Educom terminou com a conclusão dos debates que continuaram após o intervalo. Amanhã, 25 de maio, o segundo dia de evento espera os participantes a partir das 8h30min, no auditório Flávio Miguel Schneider (anexo ao prédio 42). Detalhes sobre a programação, informações sobre palestrantes e mapa do evento podem ser encontrados no site www.ufsm.br/educom. O sítio também está transmitindo as atividades do auditório central ao vivo pela internet. Notícias e fotos do evento no twitter da 8ª CRE, o @8cre e no blog www8cre.blogspot.com.