A tarde do primeiro dia do Educom
foi dividida em Grupos de Trabalho (GTs): Trabalhos científicos e Relatos de
Experiências. Os dois momentos aconteceram ao mesmo tempo em prédios diferentes
da UFSM. No 74, foram realizadas as mostras de trabalhos científicos, apresentados
por pesquisadores, professores e acadêmicos que investigam a área de
educomunicação. Já no auditório H, foram mostrados os Relatos de experiências, trabalhos
práticos realizados por professores e alunos em ambientes escolares. Variadas abordagens
sobre a educomunicação nortearam as discussões dos dois grupos, sendo debatidos
assuntos como como metodologias de ensino, uso de tecnologias, atividades em
diferentes mídias, aprendizado interdisciplinar. Nas salas, os participantes
tiveram espaço de debates, com a possibilidade de o público interagir com os inscritos
que expuseram seus trabalhos.
A tarde do primeiro dia de Educom marcou as apresentações dos GTs.
A professora Noeli Rodrigues, da
Escola Érico Veríssimo, foi uma das apresentadoras no GT de Relatos de
experiências. Segundo ela, o trabalho de inserir práticas de educomunicação na
agenda escolar não é uma tarefa fácil, porém percebe que os obstáculos valem a
pena, devido ao grande interesse dos estudantes nas atividades participativas. “Os
alunos são muito interessados em aprender, tudo para eles é novidade. Em eventos
como esse, a gente descobre que as outras escolas também têm dificuldades, mas
não desistem”, explica a professora.
No intervalo, foi realizado um
coffe break no hall do auditório Flávio Miguel Schneider, local das atividades
centrais do evento (mesas temáticas e conferência). Durante o momento de
integração entre os participantes do evento, a professora Maribel Dal Bem
divulgou e autografou dois livros que lançou durante a Feira do Livro 2012 de
Santa Maria. Um deles, chamado “Perguntas e Respostas de Jovens para Jovens”, foi
escrito em parceria com 110 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola
Cilon Rosa no início deste ano. O outro livro é de autoria apenas da
professora, chamado “Prazer em Aprender”. A proposta de Maribel foi escrever um
livro para facilitar o aprendizado em língua portuguesa, através de atividades
lúdicas e recreativas sobre as reformas ortográficas.
A professora Maribel convidou os participantes para o lançamento do livro no intervalo.
O primeiro dia de atividades do Educom
terminou com a conclusão dos debates que continuaram após o intervalo. Amanhã,
25 de maio, o segundo dia de evento espera os participantes a partir das
8h30min, no auditório Flávio Miguel Schneider (anexo ao prédio 42). Detalhes
sobre a programação, informações sobre palestrantes e mapa do evento podem ser
encontrados no site www.ufsm.br/educom.
O sítio também está transmitindo as atividades do auditório central ao vivo
pela internet. Notícias e fotos do evento no twitter da 8ª CRE, o @8cre e no
blog www8cre.blogspot.com.