sexta-feira, 25 de maio de 2012

I Educom Sul debate ações colaborativas

O segundo dia do I Educom Sul começou com a conferência do jornalista Ismar Soares, com mediação da professora do Departamento de Comunicação e do PosCom da UFSM, Veneza Ronsini, no auditório Flávio Miguel Schneider (anexo ao prédio 42 da UFSM). Ismar Soares é professor da Universidade de São Paulo (USP), pioneiro na utilização do termo “educomunicação” no Brasil e pesquisador renomado da área. Segundo Ismar, este campo envolve mudanças no paradigma do processo de comunicação e a revisão de posturas. O processo educomunicativo propõe a perspectiva de ações colaborativas, em que as pessoas interajam com as mídias de forma ética e cidadã. Como sintetiza o professor, a educomunicação “lança sujeitos sociais na construção de um mundo regido por ‘ecossistemas comunicativos’ abertos, criativos e participativos”.

A fala do prof. Ismar Soares abriu as atividades do segundo dia do Educom.

A mesa temática “Rádio Escola nas Trilhas da Educomunicação”, segunda atividade do dia, aconteceu no final da manhã. A atividade teve a presença das professoras Zeneida Alves de Assumpção (UEPG), Vera Lucia Spacil Raddatz (UNIJUÍ) e da jornalista Aline Dilkin (UNOCHAPECÓ), com mediação da integrante do Movimento de Educomunicação de Santa Maria, Luciane Moura (8ª CRE). As convidadas problematizaram as inciativas de rádio escolas, através da mostra de projetos e trabalhos desenvolvidos em seus locais de atuação bem como questionamentos sobre formas de trabalhar a mídia durante o processo de aprendizado. A mesa ressaltou que o engajamento conjunto de toda a escola é importante para a gerência de rádio escolas, pois elas precisam de um trabalho organizado para que possam contribuir realmente na formação do senso crítico e de cidadania dos estudantes.
A fala da jornalista Aline Dilkin encerrou a  manhã de discussões. 
As atividades da tarde do I Educom Sul começam às 13h30min. Assim como no primeiro dia, o turno será dividido em duas atividades paralelas. Hoje, 25, estão programadas oficinas para professores de escolas públicas e a mesa temática “Comunicação e Educação: Um olhar sobre práticas e pesquisas da Região Sul”. As oficinas serão no prédio 21 do campus da UFSM e a mesa será no auditório Flávio Miguel Schneider (anexo ao prédio 42). Ainda durante a tarde, estão previstos sessão de autógrafos, coffe break e apresentação artística. A mesa final de encaminhamentos e de encerramento do evento está marcada para as 16h.
Detalhes sobre a programação, informações sobre palestrantes e mapa do evento podem ser encontrados em www.ufsm.br/educom. O sítio também está transmitindo as atividades do auditório central ao vivo pela internet. Notícias e fotos do evento no twitter da 8ª CRE, o @8cre e no blog www8cre.blogspot.com.