quinta-feira, 24 de maio de 2012

I Educom Sul começa as atividades na UFSM


O auditório estava cheio na primeira manhã do evento.

A abertura do I Encontro de Educomunicação da Região Sul (I Educom Sul) aconteceu na manhã de hoje, 24 de maio, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O I Educom é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS) e a UFSM, e tem a realização da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social (PosCom) da UFSM. O evento, idealizado para ser um espaço de debate e troca de experiências sobre pesquisas e práticas educomunicativas no sul do país, reúne participantes dos três estados da região - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os mais de 300 inscritos, estão representantes das coordenadorias de educação, professores de Escola Básica e Superior, pesquisadores e estudantes universitários.

Todas as atividades da manhã foram realizadas no auditório Flávio Miguel Schneider (anexo ao prédio 42), local que vai sediar os debates centrais do evento. Durante o credenciamento, que começou às 8h, alunos do teatro e do coral do Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) apresentaram-se ao público. Na sequência, foi realizada a abertura do encontro. Na solenidade, estiveram as autoridades: Secretário de Estado da Educação, Jose Clóvis de Azevedo, Reitor da UFSM, Felipe Martins Müller, Coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, Coordenadora do I Educom Sul, Rosane Rosa, Coordenadora do Movimento Educomunicação Santa Maria, Luciane Moura e a Coordenadora do PosCom, Eugenia Mariano da Rocha.

As autoridades ressaltaram a importância de eventos que configurem espaços para que sejam discutidas propostas atuantes na democratização do aprendizado escolar. Segundo Luciane Moura, que apresentou ao público as origens do I Educom Sul, o evento é um momento histórico e de legitimação da educomunicação na região. Segundo a coordenadora, o evento vem para articular e consolidar a perspectiva educomunicativa, “através da socialização, do debate, da pesquisa e da apresentação de práticas existentes na educação básica”.

O secretário Jose Clóvis salientou que o trabalho com as novas mídias e tecnologias, aliadas à educação devem fazer parte da aprendizagem, pois a escola tem o potencial de reconstruir os acontecimentos do mundo a partir de uma perspectiva crítica. Para o secretário, o processo de educação escolar deve acompanhar as mudanças do mundo e o jovem deve ter espaços para construir conhecimentos, pois considera a escola como um “núcleo que possa, de fato, discutir a ciência e a cultura, ser o espaço da criatividade”.

Após a abertura, foi encaminhada a primeira mesa temática dos dois dias de evento, que teve o tema “Comunicação, Educação e Participação”. Alexandre Sayad (Rede Nacional de Comunicação Educação e Participação), Daniele Prospero (USP) e Rosane Rosa (UFSM) apresentaram a educomunicação como forma de aproximar as pessoas através do diálogo entre a comunicação e a educação. Os palestrantes enfatizaram a questão da inteligência coletiva no contexto da educação, na qual o aluno também pode atuar como produtor de conhecimento em parceria aos seus educadores. Para mostrar aos participantes exemplos práticos de iniciativa em educomunicação, apresentaram trabalhos e projetos que desenvolveram com alunos em escolas de ensino básico, como blogs, rádio escolas, fanzines e jornais escolares. Antes do encerramento, foi aberto um espaço para perguntas e debates entre os palestrantes e o público.

As atividades do I Educom continuam durante à tarde, a partir das 13h30min. Nesta quinta-feira, a programação do evento está voltada aos Grupos de Trabalhos, divididos em Trabalhos Científicos e Relatos de Experiências. As atividades acontecerão paralelamente em dois locais da UFSM: no prédio 74 (Trabalhos Científicos) e no Auditório H – anexo ao prédio 21 – (Relatos de Experiências). Mais informações sobre a programação, palestrantes e mapa do o evento no site www.ufsm.br/educom. O sítio também está disponibilizando um link para que os internautas possam acompanhar o evento ao vivo. Notícias e fotos do I Educom Sul no twitter da 8ª CRE, o @8cre, e também no blog www8cre.blogspot.com.br.