A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE), representada pela coordenadora regional de educação, Celita da Silva, acompanhada do Setor Pedagógico e de delegados representantes de escolas de abrangência da CRE, participou nesta quarta-feira (30) do IIº Seminário de Preparação da Conferência do Ensino Médio” realizado no auditório do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA).
O objetivo da atividade foi promover um espaço de diálogo e aprofundamento do debate sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio.
O evento contou com a presença de debatedores renomeados no Brasil na área da Educação: Antonio Cattani, Gabriel Grabowski, Gaudêncio Frigotto e Sandra Regina Oliveira Garcia. A abertura do seminário foi realizada pelo secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, que destacou a preocupação do governo com o atual modelo de ensino médio. “Pela primeira vez durante décadas podemos pensar em uma mudança no ensino médio, pois não podemos responder mais a sociedade com os velhos parâmetros positivistas. O ensino médio que temos é proveniente de uma cultura fragmentada, fordista, taylorista e que compreende um produto acabado que separa a teoria da prática, dissociado da realidade”, disse o Secretário, momento em que afirmou que a reestruturação acontecerá gradualmente de acordo com a realidade das escolas. “Nós vamos discutir o ritmo, a realidade de cada comunidade escolar, considerando os seus tempos. Vamos acolher todas as considerações apresentadas durante as conferências, avançar com quem já tem condições e ajudar aqueles que ainda não estão prontos”, falou Jose Clovis.
O painelista Antonio Cattani em sua fala promoveu uma reflexão acerca do tema do trabalho como princípio educativo enfatizando que deve ser uma ponte para a liberdade e formação de uma consciência crítica e de cidadania e não aprisionamento do ser humano. Cattani, na ocasião, fez o lançamento da nova edição do Dicionário Trabalho e Tecnologia organizada por ele e que reúne mais 50 autores e quase uma centena de verbetes cobrindo as múltiplas dimensões do mundo do trabalho.
Em seguida, Gabriel Grabowski em sua intervenção disse que o Ensino Médio se encontra fragilizado porque o estado não vinha até então assumindo o projeto como uma política pública. Para Grabowski a educação hoje passa pela disputa de dois projetos: o primeiro que defende a ideia da qualificação barata da mão-de-obra e que coloca o mercado como sujeito do processo e o outro defendido pelo atual governo, ao contrário, propõe uma formação profissional e cidadã que prepara o jovem para o mundo do trabalho como um ser humano integral e crítico na sociedade, uma proposta que dialoga com a realidade local e regional e que coloca a escola com um espaço e centro de cultura. Segundo o palestrante as críticas à reestruturação do ensino médio têm a intenção de desgastar a educação pública, o sindicato dos professores (CPERS) e o governo do Estado.
O terceiro painelista, um dos mais respeitados teóricos da educação brasileira, Gaudêncio Frigotto, reafirmou a importância da compreensão do trabalho como um princípio educativo para orientar e estruturar o currículo do Ensino Médio. Ele também destacou que não há um momento ideal para o início da reestruturação do Ensino Médio, que deve ser debatido, discutido como está sendo feito até então acompanhado da formação dos professores para a nova proposta.
Após a exposição dos painelistas foi aberta uma plenária de debate entre os representantes das escolas e os palestrantes e a SEDUC que conforme a avaliação da coordenadora 8ª CRE, Celita da Silva, foi fundamental para esclarecer e fazer avançar a proposta do governo.