A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE) representada pela coordenadora, Celita da Silva e pelo adjunto Antonio Cesar de Souza, participaram ontem (01) do “IV Encontro do Programa RS Mais Igual” da região central que aconteceu em Dilermando de Aguiar. Além do secretário Chefe da Casa Civil do RS, Carlos Pestana, o evento contou com representantes de diversos segmentos das esferas sociais da comunidade dilermandense.
O objetivo do encontro foi fazer a apresentação do programa do governo federal “RS Mais Igual”, que propõe uma ação transversal e participativa administrada através de um comitê gestor que irá acompanhar, fiscalizar e promover ações, projetos e políticas públicas para a erradicação da pobreza extrema. Na ocasião também foi apresentado os Planos Municipais das Secretarias de Assistência Social de Cacequi e Dilermando de Aguiar.
Em sua fala, a coordenadora Celita da Silva, destacou a importância do Programa que dialoga diretamente com a educação já que se fundamenta na extensão de direitos iguais para todos. “Temos a certeza de que a educação tem um papel fundamental na erradicação da pobreza, o governo vem demonstrando o seu compromisso na proposição de projetos e programas voltados para uma educação que garanta o acesso a todos, como é o caso do Mais Educação, Escola Aberta, Escola Ativa, Brasil Profissionalizado e o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec) que irá contemplar doze escolas de abrangência da 8ª CRE com pólos para a implantação de cursos técnicos, entre outras inúmeras iniciativas e projetos que promovem a inclusão a educação pública”, disse ela.
O encerramento da programação foi realizado com a assinatura dos termos de adesão das prefeituras da região que farão parte do “RS Mais Igual”.