quarta-feira, 9 de maio de 2012

COORDENADORIA REALIZA MOSTRA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA


A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE), através Setor Pedagógico em parceria com o Museu Treze de Maio, Cineclube Santa Maria Vídeo e Cinema, Projeto Santa Cena e Coisas de Mano/ Decorações Especiais realiza, até sexta-feira (11), a mostra e debate intitulada “De Castro Alves ao Século XXI: Literatura Afro-Brasileira”.  

Conforme o chefe do Setor Pedagógico da CRE, Rogier de Menezes, o objetivo da mostra é apresentar a cultura afro-brasileira, através de palestras e também da exposição de pôsteres e vídeos de Sebastião Salgado da Série Êxodos - África. “A 8ª CRE está dando ênfase à lei 10.639/03 que inclui elementos culturais de etnias, diluídos nas discussões curriculares das escolas, o que significa na prática, a necessidade da escola compreender o século XXI e as culturas de setores da população que até bem pouco tempo não entravam e nem permaneciam na escola”, destaca.

“A discussão, o estudo e a reflexão sobre a temática da cultura afro-brasileira é de fundamental importância. A legislação ao determinar a inclusão da história e cultura afro-brasileira na Educação Básica pretende valorizar e reconhecer a história e cultura do povo negro”, disse a coordenadora Celita da Silva.

O coordenador-adjunto da 8ª CRE, Antonio Cesar de Souza, ressaltou a importância desses espaços de reflexão que propõem a discussão aberta sobre o preconceito ainda muito presente na sociedade atual.

 A exposição é aberta ao público e pode ser visitada no horário das 14h às 17h no Museu Treze de Maio.