quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COORDENADORIA E ESCOLAS DA REDE PARTICIPAM DE ENCONTRO DE FORMAÇÃO SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria, representada pela titular Celita da Silva, equipe de assessoria do Ensino Médio do Setor Pedagógico acompanhados de 138 representantes (diretores e coordenadores pedagógicos) de 52 escolas de Ensino Médio e Curso Normal participaram nesta quarta-feira (15) de encontro de formação sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio realizada em Porto Alegre, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O objetivo da atividade, que ocorreu nos turnos da manhã, tarde e noite, foi discutir os princípios teóricos e referenciais norteadores do novo Ensino Médio que entrará em vigor no início do ano letivo para os primeiros anos.

Na ocasião os participantes debateram as seguintes temáticas, estruturados em três módulos: O primeiro, relacionado a parte de conceitos teóricos que embasam a proposta de reestruturação do Ensino Médio: Relação Parte-Totalidade, reconhecimento de saberes, teoria-prática e interdisciplinaridade e avaliação emancipatória. O segundo módulo trata dos demais conceitos teóricos: pesquisa, politecnia, trabalho como princípio educativo, educação unilateral e concepção dialética do conhecimento. Por fim, o último módulo abordou a estrutura curricular e o trabalho pedagógico: pressupostos e dimensões organizacionais.

Conforme informou a coordenadora Celita, no momento em que a Seduc conclui esta primeira etapa de formações, a 8ª CRE inicia em março um intenso calendário de formação com os coordenadores pedagógicos, professores dos primeiros anos do Ensino Médio e Curso Normal, além de formação específica por área de conhecimento e também para os professores que atuarão nos seminários integrados e alunos do Ensino Médio. Além disso, haverá acompanhamento especial para as escolas inseridas no Programa do Ministério da Educação (MEC), Pró-Ensino Médio Inovador (PROEMI). A Coordenadoria também fará todo o acompanhamento das mudanças dos projetos políticos pedagógicos (PPPs) das escolas e dos regimentos escolares à luz da nova proposta do Ensino Médio.

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