A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE), representada pela titular Celita da Silva, pelo coordenador pedagógico Rogier de Menezes, equipe de assessoria do Ensino Médio e 138 representantes de 52 escolas de Ensino Médio e Curso Normal participam amanhã (15) de formação sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio em Porto Alegre. O encontro faz parte da sequência de um cronograma de atividades realizado desde a semana passada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) através do Departamento Pedagógigo.
Durante os três turnos desta quarta-feira serão discutidos os referenciais teóricos da proposta de reestruturação do currículo e também temas
relacionados à aplicação desses referenciais à prática escolar. Os participantes da formação serão divididos em três grupos. Cada grupo debaterá um módulo (dois se referem ao embasamento teórico da proposta, e um, está relacionado a estrutura curricular, ao seminário integrado e à aplicação da teoria à vida escolar). Ao final do dia, todos terão passado pelos três módulos. O módulo I está relacionado a parte de conceitos teóricos que embasam a proposta de reestruturação do Ensino Médio: Relação Parte-Totalidade, reconhecimento de saberes, teoria-prática e interdisciplinaridade e avaliação emancipatória. O módulo II trata dos demais conceitos teóricos: pesquisa, politecnia, trabalho como princípio educativo, educação omnilateral e concepção dialética do conhecimento. O tema do módulo III é a estrutura curricular e o trabalho pedagógico: pressupostos e dimensões organizacionais.
relacionados à aplicação desses referenciais à prática escolar. Os participantes da formação serão divididos em três grupos. Cada grupo debaterá um módulo (dois se referem ao embasamento teórico da proposta, e um, está relacionado a estrutura curricular, ao seminário integrado e à aplicação da teoria à vida escolar). Ao final do dia, todos terão passado pelos três módulos. O módulo I está relacionado a parte de conceitos teóricos que embasam a proposta de reestruturação do Ensino Médio: Relação Parte-Totalidade, reconhecimento de saberes, teoria-prática e interdisciplinaridade e avaliação emancipatória. O módulo II trata dos demais conceitos teóricos: pesquisa, politecnia, trabalho como princípio educativo, educação omnilateral e concepção dialética do conhecimento. O tema do módulo III é a estrutura curricular e o trabalho pedagógico: pressupostos e dimensões organizacionais.
“Esse é um momento muito especial. Há muitos anos que a Seduc não convocava os diretores da rede para fazer formação. O objetivo desse encontro é subsidiar os educadores para dar conta da reestruturação através de um espaço de debate conceitual acerca da proposta e da sua operacionalidade nas escolas”, destacou o coordenador pedagógico, Rogier de Menezes.
No início do ano letivo, a cargo da equipe diretiva das escolas, haverá formações coordenadas pela 8ª CRE para os coordenadores pedagógicos, professores dos primeiros anos do Ensino Médio e Curso Normal, além de formação específica por área de conhecimento e também para os professores que atuarão nos seminários integrados e alunos do Ensino Médio. Além disso, haverá acompanhamento especial para as escolas inseridas no Programa do Ministério da Educação (MEC), Pró-Ensino Médio Inovador (PROEMI). A Coordenadoria também irá fazer todo o acompanhamento das mudanças dos projetos políticos pedagógicos (PPPs) das escolas e dos regimentos escolares a luz da nova proposta do Ensino Médio.