Dando continuidade ao calendário de conferências municipais de reestruturação do ensino médio, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) se reuniu nesta quarta-feira (26) com as escolas estaduais do município de São Sepé para a realização da etapa municipal da conferência. O evento ocorreu no auditório da Escola Estadual Francisco Brochado da Rocha (CIEP). Antes do início da atividade os participantes assistiram a um audiovisual produzido pelos estudantes do terceiro ano do CIEP e coordenado por um grupo de professoras da escola.
Os delegados escolhidos pelas escolas de ensino médio de São Sepé, na etapa da conferência de hoje, fizeram um aprofundamento e sistematização das contribuições do conjunto das escolas situadas no município tomando como referência o texto base proposto pela Secretaria da Educação do RS (SEDUC) discutido anteriormente na fase da etapa escolar da conferência e que será debatido na fase regional que a 8ª CRE promove em Santa Maria no dia 21 de novembro com a presença de todas as escolas dos municípios de abrangência. Posteriomente os representantes das escolas participarão de uma conferência estadual prevista para dezembro. Em janeiro acontece o encontro para a elaboração do documento final e do regimento da reestruturação do ensino médio que será implementado a partir de 2012, começando pelo primeiro ano.
Na fala de abertura da confêrencia, o coordenador adjunto, Cesar de Souza, demonstrou expectativa e esperança diante da proposta de reestruturação do ensino médio. “O atual governo está abrindo espaço de expressão e protagonismo, o que nos leva a possibilidade de criar possibilidades de mudar os rumos da educação pública que não foi prioridade por muito tempo. Enquanto professores temos que nos desafiar ao novo, partir de um processo de construção coletiva para construir novas formas de educação que compreendo poderão estar contempladas na nova proposta do ensino médio”, disse o coordenador.
"A proposta de reestruturação do ensino médio aponta para a ressignificação da educação e passa pela busca da valorização profissional dos professores e reconhecimento dos estudantes como ser humano integral. O currículo atual do ensino médio se apresenta fragmentado e não dá conta da realidade sócio-histórica já que se encontra dissociado do contexto social em que vivem os alunos”, disse o coordenador pedagógico da 8ª CRE, Rogier Menezes.
A agenda de conferências municipais da 8ª CRE prossegue amanhã (27) em Júlio de Castilhos na Escola Estadual Julio Prates de Castilhos e na sequência em Jaguari (31), na Escola Estadual Guilhermina Javorski e em São Francisco de Assis, na Escola Estadual Salgado Filho na parte da manhã e a tarde em Cacequi na Escola Estadual CEPALA.