terça-feira, 25 de outubro de 2011

8ª CRE DISCUTE MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO



A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE) realizou hoje (25) a etapa municipal da conferência do Ensino Médio para as escolas do município de Santa Maria. O evento, realizado no salão de eventos da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS), reuniu um público de 400 pessoas, com a presença de representantes de escolas, professores, pais e alunos, além segmentos de diferentes esferas sociais.

O objetivo da proposta de reestruturação do currículo do ensino médio contempla qualificação, articulação com o mundo do trabalho e práticas produtivas. A ideia se constitui em um ensino médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos da cultura, ciência, tecnologia e trabalho como principio educativo.

“Não há educação neutra, a educação requer uma opção política, nesse sentido a escola que defendemos tem compromisso com as classes populares, ela tem que garantir e dar conta do todo”, disse o coordenador pedagógico da 8ª CRE, Rogier Menezes, em uma de suas falas durante a apresentação da nova proposta pedagógica para os participantes.

A coordenadora regional de educação, Celita da Silva, explica como está estruturada a  conferência promovida pela SEDUC que deverá conduzir a proposta de reestruturação do ensino médio. “Na atividade de hoje (segunda etapa) os delegados escolhidos pelas escolas do município, fizeram um debate e sistematização de contribuições, tendo como referência um documento base proposto pela Secretaria da Educação do RS (SEDUC) estudado anteriormente pelo segmento representativo de cada escola (primeira etapa) e posteriormente a essa fase haverá uma conferência por abrangência de cada CRE (terceira etapa), com a participação dos delegados municipais. Momento em que deverá ser elaborado um texto contendo a sistematização do debate e que culminará com a etapa interregional (quarta etapa) onde haverá a sistematização das contribuições de um conjunto de CRES que terão como referência o debate realizado nas regiões e o documento da SEDUC. A quinta etapa consiste em uma conferência estadual com os delegados escolhidos na interregional. Em janeiro (6ª etapa) será organizado documento final que deve conter a reestruturação curricular do ensino médio, a qual servirá para a formulação das ações subseqüentes para implementação gradativa a partir do 2012 começando pelo primeiro ano”, esclarece Celita.

CRONOGRAMA DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DA 8ª CRE

25/10: Santa Maria
Local: Salão de eventos da FAPAS
Horário: 8h30min

26/10: São Sepé
Local: Salão da Escola Estadual Francisco Brochado da Rocha – CIEP
Horário: 8h30min

27/10: Júlio de Castilhos
Local: Escola Estadual Julio Prates de Castilhos
Horário: 8h30min

31/10: Jaguari
Local: Salão da Escola Estadual Guilhermina Javorski
Horário: 8h30min

31/10: São Francisco de Assis
Local: Salão da Escola Estadual Salgado Filho
Horário: 14h30min