quarta-feira, 13 de julho de 2011

COLÉGIO TANCREDO NEVES REALIZA Iº SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO




“No movimento de rotação, a Terra gira em torno de si mesma, dentro dela estamos nós, responsáveis por tudo que nela acontece e assim somos seus artesãos; como tais, temos o dever de cuidá-la, sem agredi-lá, respeitando-a, o que já é ótimo” (Eveline Grunspan). Foi através dessa “teoria inspirante” que alunos e professores do Colégio Estadual Tancredo Neves se reuniram durante o mês de junho na preparação do “Iº Seminário do Ensino Médio” realizado hoje (13). Além dos alunos e professores, familiares e a comunidade foram ver de perto e evento que aconteceu no Departamento Tradicional Estudantil, Alma Gaúcha, do Tancredo Neves.

O seminário tem como objetivos incentivar a pesquisa científica e a produção acadêmica, criar novas ideias diante dos desafios propostos, desenvolver a capacidade de argumentação e apresentação de pontos de vista e também pretende valorizar o trabalho em grupo, desenvolvendo o espírito de equipe.

Conforme a diretora, Lenir Keller, alunos de primeira a terceira série do Ensino Médio estão participando da atividade envolvendo três temáticas: A utilização dos recursos naturais: energia limpa; Desenvolvimento sustentável: definições e implicações e; A escolha das profissões e perspectivas no mercado de trabalho. “No mês de junho ocorreu um pré-seminário, onde foram apresentados 25 trabalhos, que foram analisados por uma banca de professores regentes de classe, supervisão e direção da escola. Entre os trabalhos apresentados pelos alunos, a banca selecionou 5, que estão sendo apresentados no seminário de hoje”, explica a diretora.

Além da pesquisa bibliográfica que resultou em seminários apresentados pelos alunos, também foi feita a produção de vídeos, fotos e maquetes. Para o aluno do primeiro ano, Filipe Brutti, 17, integrante de um dos grupos de maquetes, é necessário que as pessoas compreendam a importância de cuidar o planeta. “Do jeito que está indo o mundo, temos que conscientizar as pessoas de que o planeta Terra é o bem maior que temos e por isso precisamos cuidá-lo e não agredí-lo”.  Complementando a fala de Filipe, a aluna do primeiro ano, Letícia Nascimento, 14, expressa a sua preocupação com o meio ambiente. “O mundo de amanhã é construído hoje, tudo aquilo que vamos encontrar no futuro é fruto do mundo agora”, disse ela.

O evento também contou com a participação e apresentação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Bernard Schmidt de São Pedro como parte da programação.