quinta-feira, 14 de julho de 2011

8ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOI DESTAQUE NA 18ª FEICOOP SANTA MARIA

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em parceria com o projeto Esperança Cooesperança participou no último final de semana da programação da 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (18ª FEICOOP) em Santa Maria.

A 8ª CRE e representantes das escolas dos vinte três municípios de abrangência e também a 24ª CRE de Cachoeira e a 3ª CRE de Estrela participaram do início das atividades na 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica Pela Paz. Além de cartazes, faixas e banners que fizeram parte da Caminhada, uma colcha do meio ambiente – confeccionada com desenhos pelos alunos das escolas estaduais e que fará parte da programação do Fórum Social Mundial e da Rio+20 – foi conduzida pelos participantes. 
No sábado a 8ª CRE, através do Setor Pedagógico, abriu a programação com o “Fórum de Educação Profissional e Economia Popular e Solidária”, com a presença de escolas técnicas da rede estadual, além de participantes ouvintes de diversos segmentos sociais do Brasil e de outros países. Inicialmente foi apresentada uma contextualização da economia solidária no Brasil pelo doutorando em Sociologia, Paulo Marques. Na sequência da programação foram feitos relatos de práticas de economia solidária com painelistas do Macondo Coletivo/Circuito Fora do Eixo (região sul), Fórum Gaúcho de Economia Solidária e Movimento dos Trabalhadores sem Terra. A tarde, dando continuidade na programação, a coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, fez a abertura da atividade enfatizando a relação da economia solidária com a educação.
“Compreendemos que a economia solidária deve estar articulada a educação, não como uma disciplina, mas de forma transversal”, destacou. A seguir, ocorreu uma discussão sobre educação tecnológica e economia solidária com painelistas representantes da Secretaria da Educação do RS (SEDUC-RS), do Comércio Justo e Crédito da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), da Escola Técnica Aberta do Brasil/E-TEC, da Superintendência de Educação Profissional do RS (SUEPRO) e da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado do RS. Ao final foi constituído um grupo de trabalho (GT) que deverá se encontrar na primeira quinzena de agosto, em Santa Maria para dar sequência a discussão da educação tecnológica e economia solidária.
Durante a tarde de sábado, a Assessoria de Comunicação Social da CRE promoveu o “Iº Encontro de Rádios Escolas e Rádios Comunitárias, que reuniu escolas estaduais de abrangência com rádio escola e contou com painelistas representantes da (SEDUC–RS), Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária Nacional (ABRAÇO), da Secretaria de Comunicação Social do Estado (SECOM), Universidade Federal de Santa Maria (Curso de Comunicação Social) e do Fórum de Economia Popular Solidaria de POA e rádios comunitárias de Santa Maria. Na ocasião também foi criado um GT que deverá se encontrar na primeira quinzena de agosto para elaborar um planejamento de ações articuladas de qualificação e ampliação de projetos de rádio escola na rede estadual de ensino de abrangência da 8ª CRE.
Também como parte da programação da 8ª CRE na FEICOOP, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria (NTE) realizou, no sábado, duas oficinas de blog abertas ao público– uma pela manhã e outra pela tarde. E ainda na parte da tarde promoveu o “Iº encontro de Blogueiros de Escolas Públicas” que contou com painelista da Secretaria de Comunicação do RS. Durante a atividade, os representantes das escolas apresentaram as experiências de blog e fizeram um debate sobre o uso da ferramenta como instrumento pedagógico.
No domingo a tarde os visitantes que passavam pela FEICOOP pararam para assistir as belíssimas apresentações das bandas estudantis do Colégio Tancredo Neves e Escola Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo de Cacequi.
Além da participação na programação da 18ª FEICOOP, a CRE também participou com estande  institucional durante todo o evento, onde foi feita mostra de ações e programas desenvolvidos pela Coordenadoria e exposição de projetos e experiências das escolas da rede estadual.
A coordenadora, Celita da Silva, afirma que a participação da Coordenadoria na FEICOOP deste ano é preparatória para 2012. “Entendemos a dimensão da FEICOOP, participamos desta edição nos preparando para 2012, agora o nosso desafio é nos mobilizar para que todas as escolas da rede de abrangência construam conosco a nossa participação na 19ª Feira”, disse a coordenadora.