quinta-feira, 30 de junho de 2011

FAXINAL DE SOTURNO SEDIA LANÇAMENTO DO TRILHAS DA EDUCAÇÃO

Na próxima terça-feira (05) o projeto “Trilhas da Educação” da 8ª Coordenadoria Regional da Educação de Santa Maria (8ª CRE) será lançado no município de Faxinal de Soturno em evento que ocorre pela manhã e a tarde na Câmara de Vereadores. Na ocasião estarão reunidas todas as  escolas da rede estadual da região de Faxinal, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine e Silveira Martins, além de segmentos e entidades representativas da sociedade que participarão da atividade.
O coordenador pedagógico, Rogier Menezes, explica que o “Trilhas da Educação” propõe a geração de um diagnóstico participativo da rede escolar estadual de abrangência desta CRE. “A partir deste diagnóstico, serão construídos os Planos de Metas da 8ª CRE. A principal plataforma do Projeto é operacionalizar projetos de ensino e pesquisa e incentivar o desenvolvimento de atividades inovadoras e transformadoras nas práticas pedagógicas”, destacou.
Desde o início desta semana, três equipes da 8ª CRE estão visitando as escolas pertencentes aos municípios que participarão do lançamento do Projeto na próxima semana. De acordo com a coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, o objetivo das visitações é conhecer a realidade e o contexto escolar e mobilizar para a adesão ao Trilhas. “Estamos saindo para além dos muros da 8ª CRE e indo ver de perto cada uma das nossas escolas. Conversamos com os diretores, supervisores, professores, pais e alunos, pois é fundamental ouvir e dialogar com toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o Trilhas da Educação está sendo a nossa marca, pois trata-se de uma proposta de construção coletiva de um projeto pedagógico que valoriza e reconhece a participação da comunidade”, enfatizou ela.
O coordenador adjunto, Cesar de Souza, falou do comprometimento do Governo com as escolas. “Nosso olhar está voltado para a comunidade escolar. Estamos buscando construir alternativas e melhorias, através da Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o Governo do Estado”, disse ele.
Trilhas da Educação – Para desenvolver o projeto “Trilhas da Educação”, o Setor Pedagógico da 8ª CRE estruturou sua área de abrangência - 23 municípios e 106 escolas - em seis territórios - compostos por conjuntos de municípios que guardam a particularidade de terem semelhanças em suas constituições ambientais, históricas e de desenvolvimento econômico e social.
A fim de operacionalizar o “Trilhas da Educação” foi criado, inicialmente, um roteiro de visitações as escolas dos seis territórios. A primeira fase, de sensibilização e mobilização, está ocorrendo desde o início de maio com a visita da Coordenação da CRE as escolas de toda a rede seguido de um cronograma de encontros do Setor Pedagógico com diretores, coordenadores pedagógicos, grêmios estudantis e setores representativos da sociedade para fazer o lançamento do Projeto.