A Escola Estadual de Ensino Fundamental João Link Sobrinho e o Instituto Estadual Padre Caetano realizaram nesta segunda-feira (21) atividades referentes ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial através do Programa Mais Educação com o apoio da 8ª CRE envolvendo oficinas e monitores. A programação faz parte do calendário proposto pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de provocar uma reflexão e o estudo acerca do tema do combate ao racismo e da discriminação racial.
Os professores da Escola João Link trabalharam durante as aulas de segunda-feira o tema “Resgatando a cultura afro e a diversidade cultural no combate a discriminação racial”. Também foram realizadas atividades como capoeira, criação de máscaras e painéis referentes a data e oficinas de gastronomia (feijoada, canjica, bolo de milho, entre outras). A intenção foi integrar o currículo formal da escola com as oficinas do Programa Mais Educação.
Já o Padre Caetano fez o lançamento da Rádio Escolar e criou um momento de reflexão e estudo sobre o tema da discriminação em que os alunos entrevistaram colegas, diretores, professores e representantes da CRE que acompanharam as atividades. Através do Programa Mais Educação foi realizada oficina de percussão proporcionando uma interação com a nomenclatura dos instrumentos, a busca no dicionário do significado dos nomes e a relação com a cultura afro brasileira no cotidiano das pessoas.
Durante toda essa semana as escolas da rede desenvolverão o calendário letivo dando ênfase a temática através dos conteúdos curriculares formais, oficinas e atividades.