Com o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida de Júlio de Castilhos e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Rafael Iop em Vale Vêneto conseguiram fazer a adesão ao Programa Telecentros BR. Além da 8ª CRE, a implantação do Programa teve apoio de deputados comprometidos com a temática da inclusão digital e das Prefeituras Municipais.
Depois de uma espera de cinco anos, as duas escolas iniciaram a preparação e a adequação das instalações para a implantação dos Telecentros que devem começar a funcionar ainda esse ano.
Para a coordenadora da 8ª CRE, professora Celita da Silva, o Programa Telecentros BR representa uma possibilidade concreta de inclusão digital e desenvolvimento local. “Estamos empenhados enquanto CRE na implantação de programas como o Telecentros, porque reconhecemos que além de promover o desenvolvimento local, proporciona atividades de capacitação e preparação dos jovens para o futuro da era digital”, disse a coordenadora.
O Programa Telecentros BR, é o resultado de um esforço do Governo Federal, sob orientação da Presidência da República, de coordenação do apoio aos espaços públicos e comunitários de inclusão digital e tem entre os objetivos a finalidade de coordenar as iniciativas de inclusão digital do Governo Federal a partir de diretrizes e critérios comuns criando e oferecendo condições de aperfeiçoamento da qualidade do ensino público.
Mais informações sobre o Programa Telecentros BR no endereço http://www.inclusaodigital.gov.br.