Iniciaram hoje, (04), e vai até o dia 10 de janeiro as matrículas dos alunos que realizaram sua pré-matrícula no mês de outubro, que deverá ser feita na escola designada No mesmo período será realizado mais pré-matrículas e pedidos de transferências para os alunos do 2ª a 8ª serie do ensino fundamental, do ensino normal, os retardatários dos 1ª ano do ensino fundamental e médio, sendo disponibilizado no site educacao.rs.gov.br, nas escolas ou ainda na central de matrículas (Rua 19 de novembro, fundos do DAER). As matriculas só serão feitas entre os dias 25 a 31 de janeiro.
Já para alunos do 2ª a 3ª do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a pré-matrícula só será feita na escola solicitada. Sendo que a educação infantil na escola publica estadual só é autorizada no Instituto de Educação Olavo Bilac, os interessados deveram procurar a vaga e futura matrícula na própria instituição, que se localiza na Rua Conde Porto Alegre, 655, centro, Santa Maria.
O remanejamento será feito durante todo o ano letivo dependendo da disponibilidade de vagas na escola desejada.
Nesse ano ainda tiveram mudanças para facilitar e favorecer não só Santa Maria, mas todos os 23 municípios de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, 8ª CRE. Agora todos poderão usufruir do sistema via online. Que é também disponibilizado nas escolas para pais e responsáveis que não possuam acesso a internet. O coordenador adjunto Antonio Cesar de Sousa, diz: “ salientamos que todas as escolas do convenio entre município e estado devem disponibilizar a rede de informatização para que os pais ou responsáveis que não possuam acesso possam realizar sua pré-matricula.”
No período da manhã compareceram o total de 150 pessoas na central de matriculas, devido a grande procura que causou o congestionamento do sistema informatizado, sendo que a tarde o fluxo já havia diminuído.
Enfatiza ainda o coordenador adjunto Cesar “esperamos que os pais ou responsáveis pela pré-matrícula procurem as escolas para efetivarem suas matriculas.”