O programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para a ampliação do t5empo escolar, ou seja, na educação escolar onde junto com a escolarização é possível outras dimensões como a arte, cultura, esportes as mídias e o apoio pedagógico para o reforço da aprendizagem nas áreas da matemática, ciências e letramento. Nessa relação é contemplada a alimentação adequada, dentro do tempo de permanência na escola como o almoço e o lanche que é oferecido aos alunos participantes do programa.
Na 8 ª Coordenadoria Regional de Educação, 8ª CRE, é existente desde 2009. Com a participação de 3 escolas já em 2011 com 25 escolas, tendo já uma outra adesão para mais 10 escolas totalizando 35 escolas no ano letivo de 2012, na abrangência da 8ª CRE.
Os macrocampos oportunizados são cultura e arte, esporte e lazer, cultura digital, comunicação em mídia e apoio pedagógico, entre outros. Nestas escolhas as escolas podem optar por 4 macrocampos, sendo reforço escolar obrigatório. A participação dos alunos atende aos critérios de vulnerabilidade e baixo índice de desenvolvimento da educação Básica (IDB). É oportunizado de 100 a 500 vagas por escola, segundo os espaços que as mesmas dispõe para o atendimento dos alunos em tempo integral. Neste contexto algumas escolas também fazem a parceria com a comunidade, por exemplo, a Escola Marechal Rondon, Santa Maria, conta com o espaço ofertado pelo Clube de Mães, para as oficinas de percussão e Hip-Hop, tendo os demais macrocampos realizados na escola.
Entre os resultados alcançados, segundo a assessora do programa na 8ª CRE, Haydée França de Vargas (Teka), diz: “o programa além de oportunizar um processo de aprendizagem em outras áreas do conhecimento ampliando a creticidade, cidadania e protagonismo dos alunos, possibilita as escolas a aquisição de materiais diversificados valorizando as diversidades culturais.” E ela ressalta ainda que a Escola João link Sobrinho, que como outras ampliaram o conhecimento sobre a cultura afro, a música e o Hip-Hop, em parceria com o Cineclube Lanterninha Aurélio/ CESMA e Santa Maria Vídeo e Cinema/ SMVC. Ainda foram realizados encontros para a mostra de trabalhos das oficinas como “O Canto Coral” realizados nas Escolas Tancredo Neves, Celina de Moraes e Castelo Branco, Santa Maria reuniu nesses 3 espaços todas as crianças participantes desse macrocampo, saudando a festa de encerramento dessas escolas.
Neste processo de ampliação do programa na 8ª CRE, é preocupação do Coordenador Pedagógico Rogier Menezes, que diz: “a qualificação das atividades que segundo a Secretaria de Educação, SEDUC, devem ir ao encontro da proposta pedagógica das escolas e para tanto é importante pensar a formação para os oficineiros, uma ação que deverá acontecer em 2012.” Ainda está acrescido ao empenho das direções de oferecer a adesão desse programa para as comunidades. Escolas como José Otão (Santa Maria), Dolores Paulino (Julio de Castilhos) e 15 de Março (Escola Rural/ Julio de Castilhos), já manifestam aproximação da familia no contexto escolar como fato relevante para a melhoria do processo de aprendizagem. É meta do Governo federal e estadual ampliar até 2016 a educação integral com no mínimo 7h, no espaço escolar. Sendo ofertado ano a ano como opção de adesão para as escolas.