Durante a manhã desta quarta-feira (28) um clima de festa e alegria envolveu toda a comunidade pertencente à Escola Estadual de Ensino Fundamental São Domingos Sávio, localizada no distrito de Santos Anjos em Faxinal de Soturno. O motivo da comemoração foi o anúncio feito pela coordenadora regional de educação, Celita da Silva, da reabertura do turno inverso da escola, uma reivindicação da comunidade desde o fechamento em 2008.
“Levamos a solicitação da escola para avaliação da Secretaria da Educação (SEDUC) e o pedido foi logo aceito pelo Secretário, Jose Clovis. A escola deve, a partir do início do ano letivo de 2012, retomar e assumir o desafio de ampliar as atividades que foram realizadas até o momento do fechamento pelo governo daquela gestão, o qual não entendeu o sentido deste bélissimo trabalho desenvolvido pelos professores e que terá todo o nosso apoio de agora em diante”, destacou Celita, enquanto anunciava a volta dos dois turnos.
Bastante feliz a diretora, Zilda Maria Brondane, declarou que a comunidade é merecedora dessa conquista. “Nós todos vamos ganhar muito com isso. A partir do próximo ano iremos retomar e adequar os projetos que já vinham sendo realizados e também criaremos outros novos. Teremos aulas de informática, curso de artesanato, aulas de reforço escolar, a ampliação do nosso coral, um projeto de música e a retomada da horta da escola”, disse a diretora, que divulgou durante a reunião a doação de 15 computadores pelos proprietários da Empresa Cervi, ex-alunos da São Domingos.
Conforme a professora Daniela Zanon, a escola atende atualmente em torno de cem alunos, todos moradores nas proximidades e entorno da comunidade o que faz com que o envolvimento seja ainda mais significativo nas atividades promovidas dentro da escola.
A reunião culminou com um almoço comemorativo no Clube Imperial, em Santos Anjos, com a presença da direção e professores da escola e da coodenadora, Celita da Silva.