quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

8ª CRE VISITA PRÉSIDIO REGIONAL DE SANTA MARIA





Hoje, 15, às 9h, no Presídio Regional de Santa Maria, aconteceu a primeira formatura dos alunos do Núcleo Estadual de EJA e de Cultura Popular Julieta Balestro. Os alunos receberam certificados de conclusão das etapas iniciais do EJA e currículo por atividades, estando aptos a ingressar em uma nova etapa do ensino fundamental.

A confraternização emocionante e calorosa contou com a presença dos estudantes do núcleo, professores da Rede Estadual de Ensino, Coordenadoria Regional de Educação, 8ª CRE, e Superintendência dos Serviços Penitenciários, Susepe.

A nova direção do NEEJA Julieta Balestro vem inovando a educação dentro do presídio regional, através da reestruturação do ambiente escolar, salas de aula, biblioteca para que os detentos tenham um amplo acesso à leitura e, sobretudo, através de uma nova abordagem pedagógica. O diretor Mario Dutra destacou a importância da educação na vida desses estudantes, “muitos não sabiam escrever o seu próprio nome, e observar que eles estão ultrapassando barreiras é muito gratificante.” Ressalta ainda que “A educação transforma para melhor, eles estão privados de liberdade de ir e vir, mas não da liberdade de pensar. O trabalho é todo em equipe, contando principalmente com o apoio da 8 ª CRE e  do Governo do Estado.”

D. L. da S., detento há 7 meses, foi um dos estudantes que conseguiu concluir essa  etapa, disse: “ me sinto muito feliz e agradeço a minha namorada que me incentivou a estudar, conseguimos juntos vencer e vamos continuar a estudar, não vamos mais parar.”

A 8 ª CRE,  foi representada pela Coordenadora dos Recursos Humanos, Ana Cristina Tavares de Oliveira, que enfatizou o destaque que a Secretaria de Educação do Estado, SEDUC vem oferecendo a educação prisional no estado, fortalecendo as escolas prisionais.“Em 2012, o Governo do Estado pretende implantar novos projetos profissionalizantes junto com a Educação Básica e a 8ª CRE reafirma o nosso compromisso de sempre dar o aporte necessário para que a Educação proporcione um futuro mais digno à todos.”