segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SANTA MARIA DISCUTE ENSINO MÉDIO EM CONFERÊNCIA REGIONAL


A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) realizou hoje (21) a etapa regional da conferência de reestruturação do ensino médio que reuniu um público de 500 pessoas entre professores, pais e alunos, representantes das escolas dos municípios de abrangência da 8ª CRE com ensino médio. A atividade ocorreu durante todo o dia no ginásio do Instituto São José, em Santa Maria.
Na fala de abertura a coordenadora regional de educação, Celita da Silva, ressaltou que a proposta de reestruturação passa pelo compromisso do governo de preparar e qualificar o jovem para o mundo do trabalho e da valorização profissional dos professores.
Na oportunidade Celita também anunciou a liberação R$ 500 mil do governo para a aquisição de 6 laboratórios para a Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim em Santa Maria.
A programação na parte da manhã contou com a apresentação do trabalho desenvolvido no Instituto Estadual Prado Veppo, que vem oferecendo um método diferenciado de ensino médio através de um currículo integrado, considerado uma das referências para a implementação da nova proposta.
Na sequência, a docente e assessora pedagógica do Instituto Federal Farroupilha (IFF), Angela Marinho de Souza, apresentou uma reflexão a partir da reestruturação do ensino médio fazendo um comparativo entre a proposta anterior e a nova. “É preciso ressignificar o ensino médio, pois o atual currículo reflete em um modelo de escola tecnicista, ou seja, fordista, enquanto a nova proposta se baseia em uma perspectiva holística e construtiva da aprendizagem que busca associar os conteúdos ao contexto social dos estudantes dando a eles a possibilidade de serem também protagonistas do conhecimento”, destacou Marinho.
A tarde os delegados, representantes das escolas, debateram e apresentaram contribuições que serão levadas para a etapa interregional, momento em que as CREs de todo o RS se reunirão para aprofundar e debater a proposta que prevê outros dois encontros para a elaboração do documento final e do regimento da reestruturação que será implementada a partir de 2012, começando pelo primeiro ano.
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) foi representada pela diretora pedagógica da Superintendência da Educação Profissional do Estado (SUEPRO), Sinthia Mayer, que após ouvir os delegados, fez esclarecimentos e reforçou a finalidade da reestruturação do ensino médio.
 “O objetivo da proposta  contempla a qualificação e a articulação com o mundo do trabalho e as práticas produtivas. A ideia se constitui em um ensino médio politécnico, com articulação das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos da cultura, ciência, tecnologia e trabalho como principio educativo”, disse ela, ao enfatizar que o compromisso do atual governo é de garantir uma escola de qualidade e que promova a inclusão social, especialmente para aqueles que hoje estão fora da sala de aula.

Clique AQUI para saber mais sobre como irá funcionar o novo ensino médio.