O evento, que foi aberto com a Banda de Música do Colégio Tancredo Neves, reuniu aproximadamente 700 pessoas entre escolas e segmentos representativos da sociedade. “Depois de assistir a apresentação da banda, não tenho dúvida, todas escolas deveriam ter uma igual. Este trabalho envolve a dedicação e os cérebros de várias pessoas, que descobrem talentos e dão oportunidades para todos experimentar coisas boas. Esta é a educação que queremos”, disse o secretário da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo.
O secretário anunciou a liberação de R$ 785 mil para obras de escolas da rede de abrangência da 8ª CRE. As escolas contempladas: Escola São Domingos Sávio, de Faxinal do Soturno - recuperação da rede elétrica; Escola de Educação Básica Tiradentes, de Nova Palma: reforma na rede elétrica. Colégio Coronel Pilar, de Santa Maria: recuperação da rede elétrica e das quadras poliesportivas, pavimento superior, térreo, reboco e pintura. Escola do Assentamento Santa Marta, de Santa Maria: construção de muro cego e gradil.
A coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, falou da alegria de realizar o evento, justo na semana em que Santa Maria faz aniversário. “É um orgulho muito grande trazer todo conhecimento de nosso secretário a cada professora e diretor de escola. Foi um ótimo presente”.
Durante o evento, a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Vera Amaro, fez o lançamento do Comitê de Prevenção à Violência nas escolas da região de Santa Maria. De acordo com ela, o objetivo é integrar instituições públicas e da sociedade civil para trabalhar em conjunto na busca de alternativas para resolver o problema.
Na sequência da programação, o chefe do setor pedagógico da 8ª CRE, Cícero Santiago, fez o lançamento do projeto Trilhas da Educação - Diagnóstico Participativo das Escolas, que tem por objetivo desenvolver, junto a comunidade escolar e o conjunto da sociedade, uma ampla discussão acerca das condições de ensino e das particularidades das práticas pedagógicas empreendidas por educandos e educadores em nossa área de abrangência para, a partir dele, traçar ações estratégicas para a sua qualificação social.
O diretor do Departamento Pedagógico da Seduc, Silvio Rocha, apresentou o Programa de Alfabetização e Letramento para os três primeiros anos do Ensino Fundamental. A intenção do programa é desenvolver uma metodologia que articule, nos três anos das séries iniciais, os conceitos de alfabetização e de letramento e esteja relacionada à realidade do aluno.
O secretário, Jose Clovis e a coordenadora da 8ª CRE, Celita, também acompanharam o governador do Estado, na inauguração da Biblioteca Adelmo Simas Genro.