sexta-feira, 13 de maio de 2011

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANUNCIA LIBERAÇÃO DE R$ 785 MIL PARA OBRAS DE ESCOLAS DA REDE DURANTE ATIVIDADE DE INTERIORIZAÇÃO COM A 8ªCRE

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação, através da Secretaria de Estado da  Educação participou hoje (13) da instalação da  sede do governo do Estado em Santa Maria durante programação realizada na parte da tarde,  com o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, no Instituto São José.
O evento, que foi aberto com a Banda de Música do Colégio Tancredo Neves, reuniu aproximadamente 700 pessoas entre escolas e segmentos representativos da sociedade. “Depois de assistir a apresentação da banda, não tenho dúvida, todas escolas deveriam ter uma igual. Este trabalho envolve a dedicação e os cérebros de várias pessoas, que descobrem talentos e dão oportunidades para todos experimentar coisas boas. Esta é a educação que queremos”, disse o secretário da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo.

O secretário anunciou a liberação de R$ 785 mil para obras de escolas da rede de abrangência da 8ª CRE. As escolas contempladas: Escola São Domingos Sávio, de Faxinal do Soturno - recuperação da rede elétrica; Escola de Educação Básica Tiradentes, de Nova Palma: reforma na rede elétrica. Colégio Coronel Pilar, de Santa Maria: recuperação da rede elétrica e das quadras poliesportivas, pavimento superior, térreo, reboco e pintura. Escola do Assentamento Santa Marta, de Santa Maria: construção de muro cego e gradil.

A coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, falou da alegria de realizar o evento, justo na semana em que Santa Maria faz aniversário. “É um orgulho muito grande trazer todo conhecimento de nosso secretário a cada professora e diretor de escola. Foi um ótimo presente”. 

Durante o evento, a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Vera Amaro, fez o lançamento do Comitê de Prevenção à Violência nas escolas da região de Santa Maria. De acordo com ela, o objetivo é integrar instituições públicas e da sociedade civil para trabalhar em conjunto na busca de alternativas para resolver o problema.

Na sequência da programação, o chefe do setor pedagógico da 8ª CRE, Cícero Santiago, fez o lançamento do projeto Trilhas da Educação - Diagnóstico Participativo das Escolas, que tem por objetivo desenvolver, junto a comunidade escolar e o conjunto da sociedade, uma ampla discussão acerca das condições de ensino e das particularidades das práticas pedagógicas empreendidas por educandos e educadores em nossa área de abrangência para, a partir dele, traçar ações estratégicas para a sua qualificação social.
      
O diretor do Departamento Pedagógico da Seduc, Silvio Rocha, apresentou o Programa de Alfabetização e Letramento para os três primeiros anos do Ensino Fundamental. A intenção do programa é desenvolver uma metodologia que articule, nos três anos das séries iniciais, os conceitos de alfabetização e de letramento e esteja relacionada à realidade do aluno.

O secretário, Jose Clovis e a coordenadora da 8ª CRE, Celita, também acompanharam o governador do Estado, na inauguração da Biblioteca Adelmo Simas Genro.