quarta-feira, 23 de maio de 2012

I Educom Sul começa amanhã em Santa Maria


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promovem, através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (PosCom) o “I Encontro de Educomunicação da Região Sul” (I Educom Sul), evento que acontecerá entre quinta (24)  e sexta-feira (25), no auditório Flávio Miguel Schneider - anexo ao prédio 42 da UFSM.
O objetivo do I Educom é socializar, debater e articular pesquisas e práticas de Educomunicação desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Além de incentivar a construção de metodologias, estratégias e materiais didáticos inovadores contribuindo para a melhoria das condições de aprendizagem nas escolas públicas da região sul do país.
Para representar o RS, estarão presentes o Prof. Dr. José Clovis de Azevedo, Secretário de Estado da Educação, 30 coordenadorias regionais de educação e, na área de abrangência da 8ª CRE, representantes de cada uma das 106 escolas da região. Santa Catarina e Paraná estarão participando com a presença de educadores da Educação Básica e Superior, além de estudantes de instituições de ensino superior.
Para os dois dias de debates e trocas de experiências, foram convidados estudiosos de referência no campo da Educomunicação no Brasil. “O evento aguarda os participantes com conferências e mesas temáticas e terá a presença de pesquisadores renomados, como Alexandre Sayad (Rede Nacional de Comunicação Educação e Participação - CEP), Ismar Soares (USP) e Zeneida Assumpção (UEPG)”, informa uma das idealizadoras do evento e integrante da coordenação do Movimento Educomunicação Santa Maria, jornalista Luciane Moura.
A abertura da atividade acontece na quinta-feira, às 9h, no auditório do prédio 42. Na solenidade, estarão o Secretário de Estado da Educação, José Clóvis Azevedo; Reitor da UFSM, Felipe Martins Müller; Coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva e Coordenadora do PosCom da UFSM, Eugenia Mariano da Rocha. A partir das 10h, ainda no auditório, o encontro realizará a sua primeira Mesa Temática, com o tema “Comunicação, Educação e Participação”. Durante o restante do evento, estão programadas uma conferência e mais três mesas temáticas, cada um com enfoques específicos.
Paralelamente às atividades principais, o evento traz apresentações artísticas de jovens vinculados a projetos e escolas estaduais de Santa Maria, lançamentos de livros, grupos de trabalho sobre pesquisas e experiências e oficinas temáticas.
Mais detalhes sobre palestrantes, horários de atividades e mapa do evento podem ser acessados no site www.ufsm.br/educom. Durante o encontro, o sítio vai disponibilizar um link para os internautas conferirem o evento ao vivo. Notícias do I Educom Sul serão divulgadas no twitter da 8ª CRE (@8CRE) e através do blog www8cre.blogspot.com.

Origem do I EDUCOM

A ideia de realizar o encontro surgiu no ano de 2011, quando foi constituído, a partir de uma iniciativa da 8ª CRE, um Grupo de Trabalho (GT) sobre Educomunicação juntamente com UFSM, através do Curso de Comunicação Social, quatro escolas da rede estadual pioneiras em projeto rádio escola (Augusto Ruschi; Érico Veríssimo Padre Caetano e Hilda Köetz), além das escolas Manoel Ribas, Rômulo Zanchi e Santa Marta, duas rádios comunitárias (Caraí e Santa Marta) e o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID).
Esse GT passou a se encontrar para discutir, compartilhar experiências e estudar a temática da Educomunicação configurando-se enquanto Movimento de Educomunicação Santa Maria. A partir de ações das iniciativas de rádio escola já existentes e das rádios comunitárias – que envolvem alunos, professores e bolsistas universitários –, o Educom Sul tornou-se uma possibilidade de aproximar o meio acadêmico e os projetos escolares desenvolvidos na área.


A Educomunicação


É um campo complexo de intervenção social, com várias práticas comunicacionais que atua na formação de agentes, e na educação formal ou informal, na perspectiva de garantir autonomia ao indivíduo em formação. As práticas educomunicativas são espaços onde um grupo produz a sua aprendizagem, problematizando, criando e refletindo constantemente sobre a sua produção. O princípio surge com Paulo Freire e é desenvolvido na educomunicação. Um exemplo prático: se o objetivo é, a partir de um determinado conteúdo, produzir um programa radiofônico com os estudantes, o educomunicador não vai dar aulas expositivas, vai estimular o uso, a produção e a pesquisa. A isso denomina-se processo, e é nesse processo que o grupo pensa a produção e produz conhecimento.