A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RS) e a Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM) promovem, através da 8ª Coordenadoria Regional de
Educação de Santa Maria (8ª CRE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
da UFSM (PosCom) o “I Encontro de Educomunicação da Região Sul” (I Educom Sul),
evento que acontecerá entre quinta (24) e sexta-feira (25), no auditório Flávio Miguel
Schneider - anexo ao prédio 42 da UFSM.
O objetivo do I Educom é socializar, debater e articular pesquisas e práticas
de Educomunicação desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e
Santa Catarina. Além de incentivar a construção de metodologias, estratégias e
materiais didáticos inovadores contribuindo para a melhoria das condições de
aprendizagem nas escolas públicas da região sul do país.
Para
representar o RS, estarão presentes o Prof. Dr. José Clovis de Azevedo,
Secretário de Estado da Educação, 30 coordenadorias regionais de educação e, na
área de abrangência da 8ª CRE, representantes de cada uma das 106 escolas da
região. Santa Catarina e Paraná estarão participando com a presença de
educadores da Educação Básica e Superior, além de estudantes de instituições de
ensino superior.
Para os dois dias de debates e trocas de experiências, foram convidados estudiosos
de referência no campo da Educomunicação no Brasil. “O evento aguarda os
participantes com conferências e mesas temáticas e terá a presença de
pesquisadores renomados, como Alexandre Sayad (Rede Nacional de Comunicação Educação e
Participação - CEP), Ismar Soares (USP) e Zeneida Assumpção
(UEPG)”, informa uma das idealizadoras do evento e integrante da coordenação do
Movimento Educomunicação Santa Maria, jornalista Luciane Moura.
A
abertura da atividade acontece na quinta-feira, às 9h, no auditório do prédio
42. Na solenidade, estarão o Secretário de Estado da Educação, José Clóvis
Azevedo; Reitor da UFSM, Felipe Martins Müller; Coordenadora da 8ª CRE, Celita
da Silva e Coordenadora do PosCom da UFSM, Eugenia Mariano da Rocha. A partir
das 10h, ainda no auditório, o encontro realizará a sua primeira Mesa Temática,
com o tema “Comunicação, Educação e Participação”. Durante o restante do evento,
estão programadas uma conferência e mais três mesas temáticas, cada um com
enfoques específicos.
Paralelamente
às atividades principais, o evento traz apresentações artísticas de jovens
vinculados a projetos e escolas estaduais de Santa Maria, lançamentos de
livros, grupos de trabalho sobre pesquisas e experiências e oficinas temáticas.
Mais detalhes sobre palestrantes, horários de atividades e mapa do
evento podem ser acessados no site www.ufsm.br/educom. Durante o encontro, o sítio vai
disponibilizar um link para os internautas conferirem o evento ao vivo.
Notícias do I Educom Sul serão divulgadas no twitter da 8ª CRE (@8CRE) e
através do blog www8cre.blogspot.com.
Origem do I EDUCOM
A ideia de realizar o encontro surgiu no ano de 2011, quando foi
constituído, a partir de uma iniciativa da 8ª CRE, um Grupo de Trabalho (GT)
sobre Educomunicação juntamente com UFSM, através do Curso de Comunicação
Social, quatro escolas da rede estadual pioneiras em projeto rádio escola
(Augusto Ruschi; Érico Veríssimo Padre Caetano e Hilda Köetz), além das escolas
Manoel Ribas, Rômulo Zanchi e Santa Marta, duas rádios comunitárias (Caraí e Santa
Marta) e o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID).
Esse GT passou a se encontrar para
discutir, compartilhar experiências e estudar a temática da Educomunicação
configurando-se enquanto Movimento de Educomunicação Santa Maria. A partir de
ações das iniciativas de rádio escola já existentes e das rádios comunitárias –
que envolvem alunos, professores e bolsistas universitários –, o Educom Sul
tornou-se uma possibilidade de aproximar o meio acadêmico e os projetos
escolares desenvolvidos na área.
A Educomunicação
É um campo complexo de intervenção social, com
várias práticas comunicacionais que atua na formação de agentes, e na educação
formal ou informal, na perspectiva de garantir autonomia ao indivíduo em
formação. As práticas educomunicativas são espaços onde um grupo produz a sua
aprendizagem, problematizando, criando e refletindo constantemente sobre a sua
produção. O princípio surge com Paulo Freire e é desenvolvido na
educomunicação. Um exemplo prático: se o objetivo é, a partir de um determinado
conteúdo, produzir um programa radiofônico com os estudantes, o educomunicador
não vai dar aulas expositivas, vai estimular o uso, a produção e a pesquisa. A
isso denomina-se processo, e é nesse processo que o grupo pensa a produção e
produz conhecimento.