sexta-feira, 20 de abril de 2012

CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR É REALIZADO EM SANTA MARIA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RS) e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE), através do Comitê de Prevenção à Violência nas Escolas (COPREVE), promovem entre os dias 23 e 25 de abril o curso “Mediação de conflitos no ambiente escolar e no entorno das escolas”. O evento será realizado no auditório do Colégio Estadual Manoel Ribas em Santa Maria. Participarão além de representantes de escolas de abrangência da 8ª CRE, instituições e órgãos de proteção e segurança às crianças e adolescentes.


O objetivo do curso é propor estratégias de atuação e gerenciamento das diversas formas de violência no ambiente escolar, com abordagem e prevenção qualificada, buscando a consolidação da cultura da Paz.
 

Durante os três dias serão debatidos os seguintes temas: “Formas de violência e conflitualidades no ambiente escolar e no entorno das escolas e promoção da cidadania e direitos humanos”; “Mediação de conflitos no ambiente escolar e no entorno das escolas (Metodologias, técnicas e procedimentos)” e; “Programa de mediação de conflitos no ambiente escolar e interpretação das redes de proteção da criança e do adolescente (Programa de Mediação Escolar/ Seduc)”. O curso será ministrado pelo professor Julio Alejandro Quezada Jélvez, coordenador e assessor técnico do COPREVE e contará com a participação de outros especialistas no tema da violência.


Conforme a coordenadora regional de educação, Celita da Silva, desde o ano passado a 8ª CRE vem desenvolvendo um  trabalho com a comunidade escolar de enfrentamento e prevenção a violência nas escolas. “Iniciamos em 2011 uma pesquisa, junto às escolas, com a finalidade de fazer um levantamento de problemas e identificação de fatores geradores da violência, para, a partir daí, elaborar um planejamento dialógico com ações adequadas para dar conta desta temática”, explicou. “Já realizamos ações concretas em 2011, como seminários, palestras, encontros e reuniões nas comunidades escolares, além da constituição de importantes parcerias. Acreditamos que, a partir de 2012, através da criação dos comitês comunitários locais e regionais pela Seduc e das formações que estão acontecendo, teremos um avanço ainda maior na administração da mediação de conflitos e na construção da cultura da Paz”, destacou a coordenadora.


Programação

23/04 – Manhã: 8h30 às 12h

               Tarde: 13h30 às 17h30

-Formas de violência e Conflitualidades no Ambiente Escolar e no Entorno das Escolas e Promoção da Cidadania e Direitos Humanos


24/04 – Manhã: 8h30 às 12h

            Tarde: 13h30 às 17h30

- Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar e no Entorno das Escolas (Metodologias, técnicas e procedimentos)



25/04 – Manhã: 8h30 às 12h

             Tarde: 13h30 às 17h30

Programa de mediação de conflitos no Ambiente Escolar e Interpretação das Redes de Proteção da Criança e do Adolescente (Programa de Mediação escolar/ SEDUC)