segunda-feira, 16 de abril de 2012

CONCURSO DO MAGISTÉRIO REÚNE MAIS DE TRÊS MIL CANDIDATOS EM SANTA MARIA


O concurso público estadual do magistério que ocorreu no domingo (15) obteve 69.614 mil inscritos para 10 mil vagas em todo Estado. Nos 23 municípios de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi o montante de 3.746 candidatos inscritos, sendo que, 3.469 realizaram as provas e 276 não compareceram nos locais de prova, totalizando 7,36% de abstenção.  As provas foram realizadas nas escolas estaduais da cidade de Santa Maria, sendo elas: Augusto Ruschi, Cicero Barreto, Manoel Ribas, Maria Rocha e Olavo Bilac.

 Segundo o coordenador-adjunto da 8ª CRE, Cesar Sousa, as escolas não foram indicadas nem pela 8ª CRE e Secretaria de Estado da Educação (CRE), foram selecionadas pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDHR), empresa responsável pelo concurso.

 Na Escola Augusto Ruschi, foram as provas para os inscritos em Biologia, Química, Geografia, Filosofia e Educação Especial, com o total de 682 inscritos. A Escola Cicero Barreto contou com 734 inscritos para, Educação Física, Matemática, História, Contabilidade (Administração e Ciências Econômicas), Comércio (Administração e Ciências Econômicas) e Psicologia. A Escola Maria Rocha foram os cursos de Língua Inglesa, Espanhola e Guarani, Artes (Dança, Música, Teatro e Visuais), Física, Sociologia, Matérias Pedagógicas, Libras, Informática (Informática, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Pedagogia com Formação Técnica na Área), Contabilidade (Ciências Contábeis) e Direito, sendo 419 inscritos.

No Instituto Olavo Bilac, foram 909 inscritos para as vagas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Anos Iniciais. Já na Escola Manoel Ribas, teve 1.005 candidatos, para as vagas de Anos Iniciais.

 Alenia Gomes, uma das candidatas à vaga dos Anos Inicias compareceu na escola Manoel Ribas para realizar a prova acompanhada da filha recém- nascida; que se alimenta de leite materno; e do marido que foi auxiliar a candidata. Ela ressaltou a importância do concurso para sua vida: “Já tenho uma filha, sou casada, essa estabilidade me auxiliará numa melhor formação futura para minha filha. Trabalho em uma escola particular, ser concursado é um descanso para quem tem família”.

O concurso não impossibilitou ninguém de participar, mesmo casos especiais, como é o de Angélica Cassanego Smitt da Silva, que devido a uma patologia na coluna lombar (hérnia de disco), encontra-se no momento utilizando uma cadeira de rodas para a locomoção.  Ela que está concorrendo a uma vaga pela modalidade Curso Normal, estudou no Instituto de Educação Olavo Bilac, e atualmente está no 7ª semestre na graduação de Pedagogia, destacou a importância do Curso Normal. “Sei da importância desse concurso valorizando esta modalidade de ensino. Hoje consigo perceber as diferenças entre pedagogia e magistério, existe muita diferença nas metodologias. E é muito fácil distinguir quem tem Curso Normal (Magistério) e quem tem só pedagogia”.

 A 8ª CRE esteve visitando as escolas, representada pela coordenadora Celita da Silva. “É um momento histórico no magistério, em que o Governo através desse concurso vem a cumprir com a proposta de valorização e qualificação da Educação pública”, enfatiza.