Durante agenda na região, na última sexta-feira (16), a 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE), representada pelo coordenador-adjunto Antonio Cesar de Souza, participou do aniversário de 59 anos da Escola Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa, em Vila Nova do Sul. O evento, que reuniu toda a comunidade escolar em uma grande festa no Ginásio Poliesportivo da Escola, foi prestigiado por autoridades municipais, além de ex-alunos, ex-professores e também ex-diretores, entre eles, o pioneiro, Maximiliano Simionatto.
A programação contou com a apresentação de dança e paródias dos alunos do ensino fundamental e médio, projeto coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Joice Grees, de Invernada Artística do Centro Tradicionalista Gaúcho (CTG) Sincero Lemes, além de uma mostra artística de alunos convidados da Escola Municipal de Projeto Dario Antunes da Rosa. Na ocasião, foi feita a entrega da premiação as equipes vencedoras que participaram do Torneio Estudantil comemorativo ao aniversário da escola, e também, do certificado de participação dos estudantes classificados na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática/2011 das escolas públicas.
“Hoje, em seus 59 anos de história, tendo atravessado quase seis décadas, a escola nos dá a certeza de que vem cumprindo a missão que lhe foi confiada, que é de formar jovens dotados de competências para o enfrentamento contemporâneo, ou seja, para que possam contribuir na construção de uma sociedade digna, honesta, ética e promissora”, disse a diretora, Edileuza Stecca, em uma exclamação de emoção e alegria. “Atualmente temos investido na melhoria da infraestrutura dos espaços físicos da escola, através do Programa Solidariedade e do trabalho voluntário incansável da comunidade escolar, dos pais e alunos por meio do Círculo de Pais e Mestres e do Conselho Escolar. Tivemos também o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e da EMATER, e assim conseguimos cultivar um pomar com várias espécies de árvores frutíferas o que significa que em pouco tempo a merenda escolar poderá ser complementada com os frutos cultivados na própria escola”, conta ela.
“Recentemente, devido às mudanças no Ensino Médio, nossa equipe diretiva juntamente com os professores tem participado das formações promovidas pela Secretaria de Estado da Educação e 8ª CRE, pois a meta almejada é a partir destas mudanças estimular e motivar os nossos estudantes para aprendizagens mais significativas, aprimorando suas habilidades e garantindo acima de tudo o aumento da demanda de matrículas, promovendo e garantindo a inclusão social”, afirmou Edileuza.
Para os estudantes, a instituição tem um significado bastante especial em suas vidas e demonstra fazer parte da família. “A escola é parte da minha vida, minha segunda casa. Hoje vou dançar na Invernada do CTG, na minha escola, fico bastante emocionada”, disse Paola Azambuja, 12, aluna da 7ª série.
“Gosto muito desta escola, tenho bastantes amigos, sempre participo de todas as atividades e acho que ela me dará segurança e a preparação necessária para continuar estudando”, disse Danrley, Obaldia, 16, segundo ano do Ensino Médio.
“A escola que nessa data comemora um dia muito especial está de parabéns e a toda a sua equipe pelo trabalho desempenhado e também a dedicação a conservação dos espaços físicos. A presença de alunos, pais, ex-alunos e ex-professores demonstra que a escola mantém laços sólidos com toda a comunidade escolar. Sentimos uma grande satisfação quando percebemos o compromisso das equipes e da comunidade com as escolas”, declarou Cesar.
O encerramento da atividade ocorreu com uma Benção Ecumênica do Pároco Padre Altemir e do Pastor Anaurelino Seixas para o prédio da escola extensiva a todos os presentes. Em seguida, os participantes foram convidados a fazer uma visitação às dependências da instituição.
A História da Escola Eduardo Lopes da Rosa
A Escola Rural de Vila Nova foi criada, por Decreto Estadual, em 13 de março de 1953, pelo governador Ernesto Dorneles.
No início, a instituição de ensino não possuía prédio próprio e os estudantes assistiam as aulas em uma pequena sala cedida pela agremiação do Vila Nova Esporte Clube. Exerciam as funções docentes os Professores Maximiliano Simionato e a Professora Maria Pereira Teixeira. O funcionamento nessas condições perdurou até o ano de 1957.
Em 1958, a Escola Rural de Vila Nova passou a funcionar em prédio próprio, em terreno doado pelo casal Adão e Ruth Silveira, passando, então, a chamar-se Escola Rural Eduardo Lopes da Rosa.
Em 1973, foi autorizado pela Secretaria da Educação do RS o funcionamento da 6ª série e em 1975 o da 7ª e 8ª séries. E para tal foram construídas pela Prefeitura Municipal de São Sepé três salas, uma maior para ser usada como sala de aula e as demais para Secretaria e Direção.
Em 24 de outubro de 1978, o nome de Escola Rural foi alterado para Escola Estadual de 1º Grau Eduardo Lopes da Rosa, para ser implantado o 1º Grau Completo.
Em 1982 iniciou o funcionamento da Pré – Escola.
Em 31 de março de 1997, foi implantado nesta Escola, o Ensino Médio.
Em 1998 foi construído o Ginásio de Esportes.
No ano de 2002, foi implantada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Foram Diretores deste estabelecimento de ensino: o Professor Maximiliano Simionato, o Professor Roque Francisco Wouters, a Professora Rosa Maria Brites Coradini, a Professora Elza Cazanova Neves, a Professora Neila Roso Coradine, o Professor José Antonio Curvelo Machado, a Professora Maristela Trevisan Raymundo, a professora Elizabete Baldissera Azambuja e atualmente é a professora Edileuza Stecca.
Atualmente a escola possui 352 alunos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.