terça-feira, 6 de março de 2012

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ANUNCIAM OFICIALMENTE A OBRA DE RESTAURAÇÃO DO OLAVO BILAC


A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), representada pela titular Celita da Silva e o coordenador regional de Obras Públicas (8ª CROP), José Luiz Coden, realizaram hoje (06) ato público para anunciar a abertura dos processos licitatórios da obra de restauração do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. A atividade, que ocorreu na Sala do Acervo Histórico do Bilac, reuniu professores, funcionários, Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar em um momento de expectativa, alegria e emoção. Também estiveram presentes a vereadora Helen Cabral e representantes do deputado federal Paulo Pimenta.

Conforme a coordenadora da 8ª CRE, os recursos para execução da obra serão repassados pelo Ministério da Educação (MEC), através do Programa de Ações Articuladas (PAR) 2011. O orçamento será feito a partir da vistoria e apontamento das demandas pelas empresas licitadas. A fiscalização da obra ocorrerá pela Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP).

“Esse é um momento especial que representa um marco histórico para todos nós. O Instituto Olavo Bilac foi uma das oito escolas contempladas em todo o estado com obra de restauração completa”, destacou Celita, momento em que lembrou de nomes que compõem a história do Bilac, como Adelmo Simas Genro (ex-diretor) e do atual governador do estado Tarso Genro (ex-aluno).

“O dia de hoje ficará guardado na nossa memória, diante de todas as tentativas feitas anteriormente daqueles que lutaram para que algo bom acontecesse para a nossa escola, pois compreendemos a necessidade e a importância de garantir um ambiente melhor para os professores e alunos”, disse o vice-diretor, Leonardo Almeida.

“Vai ser muito bom tanto para os alunos que terão orgulho como para as pessoas que olham o Bilac de fora, a imagem que teremos da escola será ainda mais bonita”, declarou a aluna do Curso Normal, Maiara Petri, 17 anos.

O Olavo Bilac, que comemora 111 anos em setembro, foi o primeiro Instituto de Educação criado no interior do estado, no ano de 1962. Em 2006 foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do município de Santa Maria. Ele é considerado o berço da educação santa-mariense, pois a partir dele nasceram outras escolas estaduais na cidade. Atualmente quatorze escolas de Santa Maria levam nomes de professores bilaquianos.