A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE) realizou na tarde de hoje (10), reunião de abertura do ano letivo de 2012, com os diretores das 106 escolas pertencentes aos 23 municípios de abrangência da CRE.
O objetivo do encontro foi apresentar as metas e ações da CRE para o ano escolar, passar informes e dar orientações sobre procedimentos acerca das demandas de recursos humanos, pedagógicos, administrativos e financeiros das escolas, além de promover um espaço de integração e acolhida entre os participantes.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho dos nossos diretores e desejamos que 2012 seja ainda melhor. Enquanto CRE queremos investir e atender as demandas das nossas 106 escolas. Temos que retomar e ampliar os projetos pedagógicos que por um ou outro motivo foram interrompidos, além de intensificar a reestruturação e ampliação dos espaços físicos das escolas”, disse a coordenadora Celita da Silva em uma de suas falas, momento em que anunciou um calendário semanal de visitações e acompanhamento as escolas de Santa Maria e quinzenal nas da região. “Queremos nos aproximar, poder acompanhar e dar um suporte maior as nossas escolas. Nesse sentido faremos dois turnos semanais de visitações em Santa Maria e um turno quinzenal percorrendo o interior”, anunciou.
Na ocasião Celita também falou sobre a criação e ampliação de cargos nas escolas, uma necessidade, apontada pelos diretores a bastante tempo. “A Secretaria da Educação está construindo uma política que aponta para a criação de cargos novos dentro das escolas. A novidade são os agentes financeiros para instituições com mais de 500 alunos, também deverá haver bibliotecários e mais secretários de escola”, explicou a coordenadora.
O Ensino Médio, também foi contemplado na pauta da reunião. Conforme o Setor Pedagógico da CRE, nos próximos dias será divulgado um calendário de formação para os professores do ensino médio que iniciará em março com uma programação intensiva percorrendo durante todo o ano letivo no acompanhamento da implementação que ocorre a partir do primeiro ano.
Também foi anunciado pela coordenadora, durante o encontro, a realização do “Iº Fórum Estadual de Educomunicação do RS” (maio), decorrente de parceria da CRE, escolas e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), “Seminário de Formação Continuada”, (julho),“Encontro de Bandas” (data a ser definida), “IIIº Seminário de Música” (dezembro) e a participação da CRE na Feira do Cooperativismo (FEICOOP) com oficinas e seminários no mês de julho. Além de outras atividades que estão sendo discutidas e que deverão fazer parte do calendário anual de eventos da Coordenadoria.