A Secretaria da Educação do RS (SEDUC) através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria realiza hoje (16) e amanhã (17) o “Iº Encontro de Formação do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento” que acontece no Instituto São José em Santa Maria com palestras e oficinas na parte da manhã, tarde e noite.
A abertura do evento foi realizada pela coordenadora regional de educação, Celita da Silva e pelo coordenador adjunto, Antonio Cesar de Souza que destacaram a importância da qualificação pedagógica dos professores para a implantação do Programa.
Durante a atividade os professores e equipes diretivas receberão uma capacitação dentro das 4 áreas do conhecimento: Linguagem; Matemática; Ciências da Natureza e; Ciências Humanas para a implantação do “Programa de Progressão Continuada” (ampliação da não retenção dos alunos do 2º para o 3º ano do ensino fundamental de 9 anos) que iniciará a partir de 2012.
Na parte da manhã a programação iniciou com um relato de boas práticas da professora Jane Correa da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio de Santa Maria, momento em que a educadora apresentou um audiovisual sobre os projetos e atividades desenvolvidas na escola no decorrer do ano letivo, como gincanas dos professores organizadas pelos alunos, viagens de estudo, dias temáticos, produção de livros de poesia entre outras atividades pedagógicas que envolvem alunos, pais e professores. Na sequência, a professora doutora Dóris Bolzan da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abordou o primeiro dos nove módulos da formação: “Concepções de Alfabetização e Letramento”. Dóris destacou o trabalho realizado pela escola Marieta D’Ambrósio que pode ser tomado como uma referência, segundo ela, e também falou sobre a necessidade do comprometimento dos educadores e da escola como um todo na progressão continuada. “O processo de aprendizagem passa por um compromisso com os sujeitos que estão na escola”. Conforme Bolzan, algumas perguntas devem estar presentes no trabalho do educador: “Que linguagens é preciso trabalhar com a criança pequena? Quais são as minhas concepções enquanto educador sobre ler e escrever? E a principal pergunta: O que fazer com a progressão continuada?”, foram questões levantadas pela professora no decorrer do seu pronunciamento, a fim de discutir e refletir a proposta da progressão continuada com o participantes.
A tarde, outros dois temas foram trabalhados na forma de oficinas: “Concepção histórica da língua escrita e sua função social” com a professora Ana Carla Hollweg Powaczuk (UFSM) e “Desenvolvimento e aprendizagem” com a professora Eliane Galvão dos Santos do Instituto Estadual Padre Caetano.
Durante a noite, a partir das 18h, será abordado o VII módulo da formação: “Avaliação da aprendizagem: Descritores, acompanhamento e registros na dinâmica de progressão continuada” com a apresentação de relato de boas práticas do Instituto Estadual Olavo Bilac e na sequência, as 18h45, palestra com a professora doutora Débora Ortiz de Leão (UFSM).
Amanhã (17) a programação prossegue na parte da manhã com o módulo II: “Conhecimento e conteúdo escolar: Contexto, realidade do aluno e pesquisa sócio-antropológica”, apresentação de boas práticas da escola estadual Carlos Gomes de Júlio de Castilhos seguida de palestra com a professora doutora Sueli Salva (UFSM). A tarde a continuação do módulo II será com a professora doutora Débora Ortiz (UFSM)
A conclusão do curso de formação acontece nos dias 24 e 25 de novembro quando serão estudados os seguintes temas: “Trabalhando as linguagens dos anos iniciais”; “Trabalhando a Matemática nos anos iniciais” e; “Trabalhando as ciências humanas nos anos iniciais”.