A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) esteve reunida na manhã de hoje (09) com as escolas de Curso Normal de abrangência em encontro realizado no auditório do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac.
O objetivo da atividade foi discutir e debater a proposta de reestruturação do ensino médio com as escolas de Curso Normal a partir do texto base da Secretaria da Educação do Estado que já passou por um processo inicial de estudo e discussão em cada escola no mês de setembro e outubro.
A atividade foi presidida pela coordenadora regional da 8ª CRE, Celita da Silva e pelo diretor pedagógico, Rogier de Menezes. Em sua fala inicial, Celita enfatizou as conquistas e desafios da Educação no atual governo. “Nós temos ainda muitos desafios pela frente, mas devemos comemorar as conquistas que tivemos já no primeiro ano deste governo a começar pela valorização e reconhecimento profissional a muitos anos deixada de lado. Recebemos um reajuste salarial de 10,91% dos nossos salários, o maior índice dos últimos dez anos. Mais de 9000 promoções foram realizadas pelo governo. O pagamento das Requisições de Pequeno Valor e (RPVs) e Precatórias já estão sendo feitos e a previsão de R$ 746 bilhões ano destinadas para o pagamento destas sentenças. Abono de faltas no período de greve. Realização de convênios para qualificação e incentivo na formação continuada dos professores. São vitórias que sinalizam que estamos na pauta de prioridades do atual governo”, disse a coordenadora, que foi ouvida atentamente pelos participantes, momento em que apontou para necessidade de ressignificar o ensino médio que na sua compreensão está fragmentado e dissociado do mundo do trabalho.
“A proposta de reestruturação do ensino médio aponta para a ressignificação da educação e passa pela busca da valorização profissional dos professores e reconhecimento dos estudantes como ser humano integral. A nossa proposição é herdeira das lutas dos trabalhadores em educação das décadas de 80 e 90 e que tem o trabalho como princípio educativo” disse Menezes em uma de suas falas durante o encontro.
Os participantes das seis escolas, coordenadores pedagógicos e professores, após ouvirem os pronunciamentos iniciais da coordenação da CRE, realizaram um debate, aprofundamento e sistematização das contribuições acerca da mudança do ensino médio para os cursos normais.
Na região da 8ª CRE seis escolas oferecem o curso, sendo duas em Santa Maria : Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria) e a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser (Santa Maria) e outras quatro em municípios da região: Instituto Estadual de Educação São Sepé (São Sepé); Instituto Estadual de Educação Salgado Filho (São Francisco de Assis); Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski (Jaguari)e; Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra (Júlio de Castilhos).
No dia 21 de novembro a 8ª Coordenadoria Regional de Educação promove a etapa regional da conferência do ensino médio em um grande evento que reunirá os representantes das etapas municipais em Santa Maria com o objetivo de dar sequência a sistematização das discussões para a etapa interregional que ocorre posteriormente em Estrela, momento em que estarão presentes todas as CREs.