A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) lançou ontem (06) o “Projeto Trilhas da Educação” para as escolas dos municípios de Itaara e Júlio de Castilhos. Hoje (07) o evento foi realizado com a participação das escolas de Formigueiro, São Sepé e Vila Nova do Sul. Além de representantes das escolas, as atividades tiveram a presença de autoridades e representações de diversos segmentos sociais.
O coordenador pedagógico, Rogier Menezes, explica que o “Trilhas da Educação” propõe a geração de um diagnóstico participativo da rede escolar estadual de abrangência desta CRE. “A partir deste diagnóstico, serão construídos os Planos de Metas da 8ª CRE para serem implementados a partir de 2012. A principal plataforma do Projeto é operacionalizar projetos de ensino e pesquisa e incentivar o desenvolvimento de atividades inovadoras e transformadoras nas práticas pedagógicas”, destacou.
Durante o lançamento do Projeto a coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, falou sobre as proposta do governo para a educação, esclareceu pontos da negociação do CPERS e Secretaria da Educação e também anunciou a realização de concurso para provimento de vagas em 2012. “O governo do estado está voltado para a educação. Desde a recuperação física das escolas, a formação, qualificação e valorização profissional dos profissionais da educação. A negociação com o CPERS tem sido uma constante dos diálogos. Foi assinado acordo com validade até 2012 com o Sindicato, onde foram atendidos 16 pontos de reivindicação e afirmado o compromisso do governo com o piso salarial nacional e a sua integração gradativa no básico do Plano de Carreira. O edital do concurso para professores deverá ser aberto até o final deste ano para preenchimento de dez mil vagas para 2012 que hoje estão sendo ocupadas por contratos temporários. E também o pagamento das promoções atrasadas desde 2002 que deverá de imediato atender mais de 9000 professores”, explicou Celita.
Paralelo ao evento o Setor Administrativo e Financeiro da CRE realizou capacitação em gestão: aplicação e prestação das verbas públicas da autonomia financeira escolar. Na sequência, o Setor de Recursos Humanos também ofereceu capacitação sobre gerenciamento de recursos humanos aos responsáveis pela gestão das escolas.
Trilhas da Educação – Para desenvolver o projeto “Trilhas da Educação”, o Setor Pedagógico da 8ª CRE estruturou sua área de abrangência - 23 municípios e 106 escolas - em seis territórios - compostos por conjuntos de municípios que guardam a particularidade de terem semelhanças em suas constituições ambientais, históricas e de desenvolvimento econômico e social.
A fim de operacionalizar o “Trilhas da Educação” foi criado, inicialmente, um roteiro de visitações as escolas dos seis territórios. A primeira fase, de sensibilização e mobilização, iniciou em maio deste ano eculmiou hoje em São Sepé com a visita da Coordenação da CRE as escolas de toda a rede seguido de um cronograma de encontros do Setor Pedagógico com diretores, coordenadores pedagógicos, grêmios estudantis e setores representativos da sociedade para fazer o lançamento do Projeto.