A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE) realiza hoje (27) mais uma etapa da conferência municipal de reestruturação do ensino médio com as escolas estaduais de Júlio de Castilhos. A atividade foi realizada na Escola Estadual Julio Prates de Castilhos e contou com a ampla participação de diretores, professores, pais e alunos de escolas estaduais.
Na fala de abertura da conferência, a coordenadora regional de educação, Celita da Silva, destacou a intenção do governo. “A educação deixada de lado por muitos anos é prioridade desse governo. Percebemos a necessidade de construção de uma nova proposta político-pedagógica que ressignifique o ensino médio, pois as áreas de conhecimento precisam estar associadas ao mundo do trabalho, interagir com as novas tecnologias, e priorizar o protagonismo dos estudantes construindo uma efetiva identidade para o ensino médio”, enfatizou Celita, esclarecendo que a proposta de reestruturação está embasada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 9.394/96 e considera o Plano de Governo para o RS no período de 2011-2014.
“O atual currículo do ensino médio está fragmentado, dissociado da realidade socio-histórica, do tempo social, cultural, econômico e dos avanços tecnológicos da informação e da comunicação. A realidade exige novas formas de organização do ensino médio”, disse o diretor pedagógio do Setor Pedagógico, Rogier Menezes.
A agenda de conferências municipais da 8ª CRE que iniciou nesta terça-feira (25) com as escolas de Santa Maria, prosseguiu ontem (26) em São Sepé e deverá ser concluída na próxima segunda-feira (31) em Jaguari, São Francisco de Assis e Cacequi. A etapa regional, que deverá reunir todas as escolas de abrangência da 8ª CRE ocorrerá no dia 21 de novembro em Santa Maria , momento em que haverá um debate de aprofundamento e sistematização das contribuições do conjunto de todas as escolas da 8ª CRE considerando as conferências anteriores e a discussão a partir do documento base da Secretaria da Educação do RS (SEDUC). A seguir será realizada a fase interregional ainda em novembro. Posteriormente em dezembro e janeiro as duas últimas etapas vão organizar o documento final e do regimento da reestruturação do ensino médio que será implementado a partir de 2012, começando pelo primeiro ano.
Texto: Luciane Moura