terça-feira, 30 de agosto de 2011

TRILHAS DA EDUCAÇÃO É LANÇADO EM SANTA MARIA

Amanhã (31), o projeto “Trilhas da Educação” da 8ª Coordenadoria Regional da Educação (8ª CRE) será lançado no município de Santa Maria em evento que ocorre durante todo o dia no auditório do Colégio Estadual Manoel Ribas. Na ocasião estarão reunidas dezenove escolas de Santa Maria, além de segmentos e entidades representativas da sociedade que participarão da atividade.
O diretor pedagógico da 8ª CRE, Rogier Menezes, explica que o “Trilhas da Educação” propõe a geração de um diagnóstico participativo da rede escolar estadual de abrangência desta CRE. “Pretendemos desenvolver, junto a comunidade escolar e o conjunto da sociedade, por meio de uma perspectiva democrática, uma ampla discussão acerca das condições de ensino e das particularidades das práticas pedagógicas realizadas pelos educandos e educadores em nossa área de abrangência para então propor um plano de metas 8ª CRE que será implementado a partir do próximo ano”, disse ele.
Na parte da manhã, das 8h30min às 12h, será realizada a apresentação do “Trilhas da Educação” para todos os participantes. Na parte da tarde, a partir das 13h30min, ocorre discussão sobre a operacionalização do Projeto com as escolas. Paralelo ao evento, na parte da tarde, o Setor Administrativo e Financeiro da CRE realiza capacitação em gestão: aplicação e prestação das verbas públicas da autonomia financeira escolar. Na sequência, o Setor de Recursos Humanos também oferece capacitação sobre gerenciamento de recursos humanos aos responsáveis pela gestão das escolas.
Trilhas da Educação – Para desenvolver o Projeto, o Setor Pedagógico da 8ª CRE estruturou sua área de abrangência - 23 municípios e 106 escolas - em seis territórios - compostos por conjuntos de municípios que guardam a particularidade de terem semelhanças em suas constituições ambientais, históricas e de desenvolvimento econômico e social.
A fim de operacionalizar o “Trilhas da Educação” foi criado, inicialmente, um roteiro de visitações as escolas dos seis territórios. A fase de sensibilização e mobilização, está ocorrendo desde o início de maio deste ano com a visita da Coordenação da CRE as escolas de toda a rede seguido de um cronograma de encontros do Setor Pedagógico com diretores, coordenadores pedagógicos, grêmios estudantis e setores representativos da sociedade para iniciar a primeira fase do diagnóstico participativo.