quinta-feira, 25 de agosto de 2011

8ª CRE, SMED E CONER PROMOVEM ENCONTRO DE ENSINO RELIGIOSO

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Conselho de Ensino Religioso do RS (CONER) promovem amanhã (26) o IIº Encontro de Ensino Religioso de 2011.

O evento será sediado no salão superior da Catedral de Santa Maria com programação durante todo o dia e deverá reunir professores de religião da esfera pública estadual e municipal além de representantes de diversos segmentos religiosos.

O objetivo do encontro é discutir as temáticas da espiritualidade e do fenômeno religioso com os professores, além de promover um espaço de socialização de experiências pedagógicas entre os participantes.

Conforme a representante da 8ª CRE na promoção e organização da atividade, Glédis Silva, os professores apresentam uma grande demanda de subsídio para trabalhar o ensino religioso em sala de aula. “Entendemos que é necessário construir um suporte pedagógico que possa auxiliar efetivamente esses educadores”, disse ela.

O diretor pedagógico da 8ª CRE, Rogier Menezes, enfatiza a importância da atividade como forma de instrumentalização para os educadores do Ensino Religioso. “O encontro é um esforço significativo que tem como meta qualificar um processo educativo que se preocupa com o respeito a diversidade cultural da população e com o fortalecimento de uma concepção de alteridade no cerne da escola”, destacou.

O próximo encontro de Ensino Religioso está previsto para setembro com data a ser definida pela comissão de organização.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

Manhã
8h – Credenciamento
8h30min – Abertura (Pastora Rosane – Igreja Batista/Igreja Nova)
8h45min – Palestra “Fenômeno Religioso” (Pastor Reinoldo Gluck Neumann – Igreja Luterana)

10h – Intervalo

10h20min – Palestra “Espiritualidade” (Professora Leni Bressan – Colégio Nossa Sra.de Fátima)

11h30min – Almoço

Tarde
13h30min – Oficinas Metodológicas (Professora Leni Bressan – Colégio Nossa Sra.de Fátima)
14h45min – Intervalo
15h – Continuação das Oficinas Metodológicas
16h30min – Encerramento e agradecimentos