A 8ª Coordenadoria Regional de Educação, através do Setor Pedagógico se reuniu hoje (16), no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul com as escolas estaduais de Cacequi e São Vicente e representantes de diferentes segmentos da sociedade.
O objetivo do encontro foi iniciar a realização do diagnóstico participativo das escolas da rede estadual de educação na região, através do Projeto Trilhas da Educação, a fim de criar os Planos de Metas da 8ª CRE.
O diretor geral do Instituto, Luis Fernando Costa, ao fazer a fala de acolhida aos participantes do evento destacou a importância da aproximação das escolas com o Instituto. “Queremos trabalhar em conjunto com a CRE e as escolas para o desenvolvimento da educação em nossos municípios. Aproximar as escolas do Instituto e pensar juntos em atividades de qualificação profissional”, disse ele. A coordenadora da CRE, Celita da Silva, enfatizou a proposta do Trilhas da Educação. “O Trilhas veio para qualificar o nosso projeto pedagógico, pois entendemos que a educação deve estar voltada para a construção e reconstrução do conhecimento”, destacou ela. O chefe do Setor Pedagógico, Cícero Santiago, ao apresentar o Projeto disse que “enquanto metodologia de gestão há duas possibilidades. Uma delas é elaborar projetos e planos estratégicos de forma centralizada e impor às escolas. Outra possibilidade é construir um planejamento junto com as comunidades escolares e a sociedade, a partir de um diálogo franco e democrático”.
Paralelo ao evento o Setor Administrativo e Financeiro da CRE realizou capacitação em gestão: aplicação e prestação das verbas públicas da autonomia financeira escolar. “A nossa intenção é buscar alternativas, subsidiar e dar segurança na administração da verba escolar”, afirmou Leoneide De Gregori, chefe do Setor. Na sequência, o Setor de Recursos Humanos também ofereceu capacitação sobre gerenciamento de recursos humanos aos responsáveis pela gestão das escolas.
Na parte da manhã a coordenadora da CRE conheceu a Rádio Comunitária São Vicente FM e concedeu entrevista a emissora.
Trilhas da Educação – Para desenvolver o projeto “Trilhas da Educação”, o Setor Pedagógico da 8ª CRE estruturou sua área de abrangência - 23 municípios e 106 escolas - em seis territórios - compostos por conjuntos de municípios que guardam a particularidade de terem semelhanças em suas constituições ambientais, históricas e de desenvolvimento econômico e social.
A fim de operacionalizar o “Trilhas da Educação” foi criado, inicialmente, um roteiro de visitações as escolas dos seis territórios. A primeira fase, de sensibilização e mobilização, está ocorrendo desde o início de maio com a visita da Coordenação da CRE as escolas de toda a rede seguido de um cronograma de encontros do Setor Pedagógico com diretores, coordenadores pedagógicos, grêmios estudantis e setores representativos da sociedade para iniciar a primeira fase do diagnóstico participativo.
Lançamento oficial do Projeto – O lançamento oficial do Trilhas da Educação foi realizado na última sexta-feira (13) no Instituto São José em Santa Maria com a presença do Secretário, Jose Clovis de Azevedo, das escolas de abrangência da CRE e participação de segmentos representativos da sociedade durante programação de interiorização do governo do Estado.