A coordenadora regional da 8ª CRE, Celita da Silva e o coordenador adjunto, Antonio Cesar de Souza visitaram ontem (26) todas as escolas de abrangência da CRE pertencentes a Dilermando de Aguiar, São Pedro do Sul, Quevedos e Toropi.
O objetivo das visitações é conhecer a realidade e o contexto onde estão inseridas as escolas da rede e fortalecer o vínculo CRE – Escola. Além disso, durante as visitas ocorre a divulgação e mobilização para que as escolas façam adesão ao Projeto Trilhas da Educação, proposto através do Setor Pedagógico, e que ocorre na sequência dessas visitas reunindo as escolas e diversos segmentos e organizações representativas da sociedade.
A coordenadora, Celita da Silva, enfatiza a importância da aproximação CRE – Escola. “Estamos saindo para além dos muros da 8ª CRE e indo conhecer uma a uma a realidade das nossas escolas e dos profissionais que trabalham lá, pois somente conhecendo estes espaços e estes profissionais poderemos construir um planejamento contextualizado com a realidade de cada escola”, diz ela. Complementando a fala da coordenadora, o coordenador adjunto, Cesar de Souza, diz que “durante as visitações, já foi possível ter um panorama geral da realidade das escolas. Encontramos diferentes situações. Estamos enquanto 8ª CRE comprometidos com as nossas escolas, com a comunidade escolar e buscaremos construir alternativas e melhorias, através da Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o Governo do Estado”, enfatiza.
Na ocasião foram visitadas a Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Vieira (Dilermando de Aguiar), Escola Estadual de Educação Básica D. Pedro I (Quevedos). Escola Estadual de Educação Básica Profa. Lélia Ribeiro (São Martinho da Serra). Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Firmino Cardoso Júnior, Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Hilda Köetz (São Pedro do Sul). Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Steinhauzen, Escola Estadual de Ensino Médio Afonso Maurer (Toropi). “Tivemos uma receptividade muito boa de todas essas escolas. Encontramos experiências muito ricas, uma diversidade bastante interessante e muitas possibilidades para inovar. As equipes de todas elas são muito sérias e organizadas. Percebemos a cada visita que o desafio é o de continuar desenvolvendo, ampliando e construindo propostas pedagógicas que envolvam e se insiram no contexto, na realidade e na cultura da comunidade. Nesse sentido o Trilhas da Educação veio para qualificar o nosso projeto pedagógico, pois entendemos que a educação deve estar voltada para a construção e reconstrução do conhecimento”, diz Celita.
Na próxima terça-feira (31) o Projeto Trilhas da Educação – diagnóstico participativo escolar - será lançado em São Pedro do Sul, na Casa de Cultura em evento que ocorre pela manhã e a tarde. Durante o dia estarão reunidas as escolas de Dilermando de Aguiar, São Pedro do Sul, São Martinho da Serra, Quevedos e Toropi. Também participarão do evento diferentes segmentos representativos da sociedade.