A coordenadora regional da 8ª CRE, Celita da Silva, participou hoje (19) de Encontro de Planejamento Participativo promovido pela Promotoria Regional da Educação de Santa Maria realizado na Promotoria de Justiça.
O objetivo do encontro foi apresentar a sistematização do diagnóstico das escolas dos municípios de abrangência desta promotoria e planejar ações para enfrentar os problemas comuns de violência identificados na sistematização do diagnóstico.
Na fala de abertura do encontro, o promotor regional da educação de Santa Maria, Dr. Antônio Augusto, destacou a importância de construir parcerias para realizar políticas e projetos que tragam resultados eficientes para as escolas. “Precisamos construir uma relação de transparência e aproximação com as escolas. É necessário conhecer as necessidades para atender as demandas”, disse ele. Celita coloca a relevância destas parcerias, especialmente, com a Promotoria de Educação. “Entendemos que é fundamental discutir e ampliar nas escolas o projeto piloto de práticas restaurativas que já vem sendo desenvolvido pela Promotoria. A geração de um diagnóstico e a proposta de planejamento com a participação de representantes da comunidade escolar abre espaço para a inclusão de elementos das especificidades e do contexto sociocultural onde estão inseridas as escolas”, afirmou.
Comitê de Prevenção à Violência - A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) lançou durante encontro promovido através da 8ª CRE, na agenda de interiorização do estado, na última sexta (13), comitê de Prevenção à Violência nas escolas da região de Santa Maria com o objetivo de integrar instituições públicas e da sociedade civil para trabalhar em conjunto na busca de alternativas para resolver o problema.
Nos próximos dias será promovida uma reunião com entidades representativas da sociedade através da Seduc e 8ª CRE a fim de organizar e planejar ações que previnam à violência no ambiente escolar.