segunda-feira, 9 de maio de 2011

8ª CRE DISCUTE DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO COM AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

             A 8ª Coordenadoria Regional de Educação, através do Setor Pedagógico se reúne amanhã (10), no Instituto Estadual de Educação Salgado Filho em São Francisco de Assis com as escolas estaduais de São Francisco e Nova Esperança e setores representativos da sociedade dos dois municípios. 
          O objetivo do encontro, que acontecerá durante todo o dia, é a apresentação e início da realização de um diagnóstico participativo das escolas da rede estadual de educação a fim criar os Planos de Metas da 8ª CRE. Participarão do evento diretores e coordenadores pedagógicos, conselhos escolares e grêmio estudantil. Além de representantes da Prefeitura de São Francisco e Nova Esperança, sindicatos, EMATER, meios de comunicação e demais representações de instituições econômicas e da sociedade civil da microrregião.
O chefe do Setor Pedagógico, Cícero Santiago, explica que “enquanto metodologia de gestão há duas possibilidades. Uma delas é elaborar projetos e planos estratégicos de forma centralizada e impor às escolas. Outra possibilidade é construir um planejamento junto com as comunidades escolares e a sociedade, a partir de um diálogo franco e democrático. É evidente que nós temos diretrizes, mas nenhuma delas impede a construção de consensos possíveis”, diz ele. Santiago enfatiza que “o projeto Trilhas da Educação é, sobretudo, um instrumento de construção coletiva, que estabelece um novo tipo de relacionamento entre a 8 ª CRE, as escolas e a sociedade”.
Trilhas da Educação – Para desenvolver o projeto “Trilhas da Educação”, o Setor Pedagógico da 8ª CRE estruturou sua área de abrangência - 23 municípios e 106 escolas - em seis territórios - compostos por conjuntos de municípios que guardam a particularidade de terem semelhanças em suas constituições ambientais, históricas e de desenvolvimento econômico e social.
A fim de operacionalizar o “Trilhas da Educação” foi criado, inicialmente, um roteiro de visitações e encontros nas escolas dos seis territórios. A primeira fase, de sensibilização e mobilização, já está ocorrendo desde o início de maio com a visita da Coordenação da CRE as escolas da rede no dia (03) em São Francisco e Nova Esperança, na sexta-feira (06) Jaguari e Mata e, na quarta-feira (11), em São Vicente e Cacequi. A coordenadora, Celita da Silva, destaca que “estamos saindo para além dos muros da 8ª CRE e indo conhecer uma a uma a realidade das escolas e dos profissionais que trabalham nestas escolas, pois somente conhecendo estes espaços poderemos construir um planejamento contextualizado a partir da realidade de cada escola”, diz ela. Complementando a fala da coordenadora, o coordenador adjunto, Cesar de Souza, relata que “nesses primeiros momentos, de visitações, já foi possível ter uma noção da realidade das escolas. Encontramos diferentes situações. No meio rural, por exemplo, há escolas de difícil acesso e salas cheias porque trabalham com apenas um turno para atender os alunos, além de não terem sinal para Internet. Há também obras de reforma que precisam ser concluídas. Nesse sentido, destaca Cesar “estamos enquanto 8ª CRE empenhados e comprometidos com as nossas escolas e buscaremos construir alternativas e melhorias, através da Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o Governo do Estado”, enfatiza.
Ainda no mês de maio está prevista visitação da Coordenação para o dia (12) e do Setor Pedagógico no dia (16) nas escolas de São Vicente e Cacequi.
Lançamento oficial do Projeto – O lançamento oficial do Projeto “Trilhas da Educação” ocorrerá nesta sexta-feira (13) no Instituto São José em Santa Maria e terá a presença do Secretário, Jose Clovis de Azevedo, das escolas de abrangência da CRE e participação de segmentos representativos da sociedade.