A 8ª Coordenadoria Regional de Educação esclarece a sociedade em geral que a questão relacionada a violência na escola tem sido tratada, discutida e encaminhada pela equipe diretiva 8ª CRE, com apoio e incentivo da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Dentro do Setor Pedagógico, uma comissão de educação instituída trabalha para subsidiar e atender a demanda de violência diagnosticada nas escolas de abrangência desta CRE.
Importante salientar que os casos de violência identificados nas escolas da rede e, relatados pela imprensa, são episódios isolados. Não há nenhuma situação alarmante de violência nas escolas de abrangência desta CRE, motivo pelo qual a implantação de medidas preventivas vem tendo grande êxito.
Nesse sentido, duas alternativas principais vêm sendo empregadas para atender a demanda da violência nas escolas. A parceria da 8ª CRE com a 1ª Promotoria de Justiça Especializada da Infância e da Juventude no prosseguimento e ampliação, a partir deste ano, de projeto de práticas restaurativas realizado com o apoio técnico do Governo do Estado do RS, Polícia Federal, Associação dos Juízes do RS, Associação do Ministério Público do RS e Prefeitura Municipal de Santa Maria. Este projeto que prevê a capacitação dos educadores tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de ações de ensino voltadas para a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar, com o intuito de assegurar um espaço acolhedor e seguro para todos. Outra parceria ocorre com a Brigada Militar, em que esta instituição está dando continuidade ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas escolas. O Programa é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção e redução do uso de drogas e combate a violência entre crianças e adolescentes voltado para alunos do Ensino Fundamental e Médio e que, estende-se aos pais, através de reuniões e palestras.
Cabe informar ainda que a SEDUC está reunida no dia de hoje (14) para articular medidas de combate a violência nas escolas de todo o estado do RS, com coordenarias da região metropolitana, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria da Justiça, Secretaria de Segurança, Brigada Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Câmara Municipal de Porto Alegre, Assembléia Legislativa, Comissão de Educação, Conselho Tutelar e Ministério Público.
Assessoria de Comunicação Social da 8ª CRE
Jornalista responsável: Luciane Moura
Contato: (55)3219-5073 (55)3222-6200 (Ramal: 214)