segunda-feira, 21 de março de 2011

COORDENADORA DA 8ª CRE PARTICIPA DE PALESTRA SOBRE A MULHER

A coordenadora regional da 8ª CRE, professora Celita da Silva, participou na última  quinta-feira da palestra “Políticas Públicas para Mulheres”, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A atividade coordenada pela vereadora Helen Cabral contou com palestrantes da Secretaria de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul, do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas e do Departamento de Enfermagem da UFSM. 
O objetivo da palestra, que faz parte da programação da 3ª Semana Municipal da Mulher,  é debater as políticas públicas do gênero.

Em seu pronunciamento a coordenadora destacou que a escolaridade é fundamental para a inclusão da mulher e deve ser entendida como foco principal das políticas para as mulheres. “Sou parceira desta luta, durante toda a minha trajetória na área da educação venho provocando um debate pedagógico sobre o tema, já que é fundamental empoderar as mulheres para o trabalho”, disse a coordenadora.

Durante a palestra também foi divulgado que no dia 22 de março, no plenarinho da Assembléia Legislativa, será discutido o Plano Plurianual Participativo (2012-2015) com o objetivo de definir as políticas de gênero prioritárias a serem desenvolvidas com recurso do Estado. Já no dia 30 de março, o governador Tarso Genro assina o pacto de enfrentamento da violência contra mulher.

Criação da  Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SPM)

O Rio Grande do Sul, este ano, recebeu a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres através do governo Tarso Genro. Trata-se de um organismo estadual fomentador de políticas públicas de gênero que tem o objetivo de contribuir com a construção de uma nova cultura de defesa dos direitos humanos, especialmente, dos direitos humanos das mulheres. A SPM está ancorada sobre quatro eixos estratégicos: geração de trabalho e renda e autonomia financeira; enfrentamento à violência contra a mulher; empoderamento, cidadania e participação política e; programas transversais por secretarias afins.
Atualmente três programas estão sendo desenvolvidos pela Secretaria: "Mulheres Construindo Autonomia RS" (Capacitação de mulheres para o mercado de trabalho, no campo e na cidade); "Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher" ( Fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em todas as regiões do Rio Grande do Sul) e; "Cidadania e Efetivação de Direitos das Mulheres" (Promoção da defesa dos direitos da mulher num diálogo entre o poder público e a sociedade gaúcha).
Mais informações no site http://www.spm.rs.gov.br