quinta-feira, 10 de março de 2011

8ª CRE RECEBE CARAVANA DO MAIS EDUCAÇÃO EM SANTA MARIA


A 8ª Coordenadoria Regional de Educação recebeu na semana passada em Santa Maria a Caravana do Programa Mais Educação – Projeto Escola de Tempo Integral com a presença de Eliane Fonini, consultora do MEC, Simone Garcia Nunes, coordenadora do Programa Mais Educação, Ana Letícia Leite, assessora de Programas e Projetos e Haydéc França de Vargas coordenadora do Programa Mais Educação da 8ª CRE. A abertura da Caravana teve a presença da professora Celita da Silva, coordenadora da 8ª CRE, do professor Antonio Cesar de Souza, coordenador adjunto e demais representantes dos setores da CRE.
O Programa oferece atividades e oficinas que estão organizadas em dez macrocampos: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Atualmente 27 escolas da rede pertencentes a 8ª CRE fazem parte do Programa. Neste ano, até o momento, doze escolas já aderiram o Programa.
Para a coordenadora da 8ª CRE, professora Celita, o Programa proporciona à escola ampliação dos espaços educativos e aproxima a comunidade. “Uma das metas da 8ª CRE é que todas as escolas da região façam parte do Mais Educação, já que o MEC prevê a adesão de pelo menos 50% das escolas brasileiras ao projeto Escola de Tempo Integral até 2014”, enfatizou a coordenadora.

O que é o Mais Educação
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Programa pretende promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
São indicadas a realização de atividades por meio de acompanhamento pedagógico de disciplinas como Matemática, Línguas Estrangeiras, Filosofia e Sociologia entre outras. Atividades de esporte e lazer. Oficinas de direitos humanos e educação, rádio e jornal escolar, produção de vídeo, música e artes, inclusão digital através de softwares educacionais. Também oficinas e atividades de educação para a saúde e educação econômica e empreendedorismo e controle social e cidadania.
            Mais informações sobre o Programa podem ser acessadas no Portal do MEC através do site http://portal.mec.gov.br